CADASTRE-SE

7 Categoria: Dicas » Delphi

Criando um simples cadastro de Clientes com Delphi e Interbase

Por Gabriel Marinho de Matos
Data:

Neste artigo você aprenderá, passo-a-passo, a criar um simples cadastro de Clientes com Delphi e banco de dados Interbase.

Quando comecei a mexer com Delphi tive bastante curiosidade de criar uma aplicação que guardasse algum tipo de informação, como por exemplo, o nome de alguém ou um número de telefone.
Depois de algum tempo descobri. Portanto, dedico esse artigo aos estudantes de Delphi assim como eu.

Antes de tudo, instale o Interbase (no CD do Delphi ter o programa). Se você estiver usando o Delphi 7 (a melhor versão, na minha opinião) instale o Interbase 6.5  versão Desktop mesmo.
O Interbase é muito fácil de instalar, igual a outro programa do Windows.

Depois de instalado, entre em Iniciar > Todos os programas > Interbase > IBConsole. Aguarde alguns segundos o programa abrir.
Vamos criar a conexão local do Interbase, na primeira palheta de cima depois dos menus clique em "Register new Interbase Server" é um ícone que tem uma CPU e um lápis, como mostra na imagem:


Na janela que surgir, selecione Local Server. No nome de usuário coloque "SYSDBA" (sem aspas) e a senha coloque "masterkey" (sem aspas).


Acabamos de criar a conexão, agora, clique duas vezes em Local Server, se você não estiver logado, ele irá pedir sua senha se não ele irá direto para uma espécie de menu.

Vamos criar um novo Database (Banco de Dados), clique com o botão inverso do mouse em Databases e clique em Create Database.


Na primeira linha de ?Filename(s)? coloque o caminho e nome do seu novo banco de dados no meu caso, vou criar um database em C:clientes.gdb. Não se esqueça do ?.gdb? (sem aspas) no final do arquivo, pois ele definirá o formato de seu banco de dados. Depois Preencha o campo Alias, pois, ele é o nome de seu banco de dados no meu caso vou colocar "Clientes" (sem aspas).


Ao terminar, clique em OK.
Agora é que o ?bicho pega? para a maioria dos iniciantes, pois chegou à hora de criar a tabela via comandos SQL. Alguns comandos são um pouco parecidos com o MySQL mas, as vezes não  são iguais na sua utilização.
Na mesma palheta do ?Register new Interbase Server? entre em "interactive SQL" este botão tem o nome SQL escrito.


Na janela de código que abrir coloque:


CREATE TABLE "CADCLIENTES" 

(

  "COD"    NUMERIC(4, 0) NOT NULL,

  "NOME"    VARCHAR(100),

  "ENDE"    VARCHAR(100),

  "NUMTEL"    VARCHAR(100),

CONSTRAINT "PK_CADCLIENTES" PRIMARY KEY ("COD")

);


Nota: Deixe tudo Maiúsculo, pois, Interbase é Case Sencetive, ou seja, diferencia as Maiúsculas das Minúsculas.

Depois disso, tecle CTRL   E para compilar os comandos. Se tudo der certo, ele irá criar uma nova tabela.

Pronto! Nós já criamos nosso Database e nossa tabela de cadastro!
Agora vamos fazer o Delphi reconhecer isso tudo, com o BDE Administrator.

O BDE Administrator reúne todos os seus Databases em só um lugar e os repassa para o Delphi com um caminho muito menor.

Vamos colocar nosso Database no BDE Administrator, para isso entre em: Painel de Controle > BDE Administrator.
Agora vamos cadastrar nosso Database no DBE. Clique em Object > New ou simplesmente CTRL   N, no combo box selecione ?INTRBASE? e clique em OK. Depois de criado ele ira pedir o nome do Database no meu caso vou colocar ?Clientes? (sem aspas).


Vamos configurar nosso Database no BDE Administrator: Clique em Server Name e depois nos três pontinhos (?...?) e localize o caminho do banco de dados que você colocou na criação do Database.  E em user name digite ?SYSDBA? (em maiúsculo e sem aspas).
Já que já terminamos tudo que tinha que configurar tecle CTRL   A e clique em Ok para salvar todas as informações que colocamos. Se você quiser pode fechar o BDE Administrator.

Já terminamos de configurar o Interbase e o BDE Administrator agora vamos fazer a aplicação no Delphi que lerá tudo isso (ate que fim! Hehehehe).

Abra o Delphi (é claro :D)

Adicione um componente Database (na guia BDE) um Table (na guia BDE) e um DataSource (na guia DataSource).

Na Object Inspector, com o Database1 selecionado, na linha AliasName clique na setinha e clique em Clientes (aquele que nós criamos no DBE). Na linha DatabaseName digite ?CAD_CLIENTE? e Na linha Connected altere seu valor de false para true. Na Object Inspector, com o Table selecionado, na linha DatabaseName clique na setinha e selecione CAD_CLIENTE. Na linha Table Name clique na setinha ele vai pedir a senha para se logar no Database (lembra que é masterkey?). Digite a senha e clique em CADCLIENTES. Na linha Active troque o false por true. Pronto, nosso table está configurado. Vamos configurar o Datasource1: Na Object Inspector, com o Database1 selecionado, na linha dataset clique na setinha e selecione Table1. Nosso Database, nosso Table e nosso Datasource já estão configurados.

Agora vamos colocar os campos e o dbnavigator.

Adicione um label e troque seu caption para "Código:" (sem aspas).
Adicione outro label e troque seu Caption para "Nome:" (sem aspas).
Adicione outro label e troque seu Caption para "Endereço:" (sem aspas).
Adicione outro label e troque seu Caption para "Número de Telefone:" (sem aspas).
Na guia Data Controls adicione um DBEdit para cada label criado ou seja 4 DBEdits serão adicionados.

Na Object Inspector, com o DBEdit1 selecionado, na linha DataSource clique na setinha e clique em Database1 e na linha DataField clique na setinha e clique em COD.
Na Object Inspector, com o DBEdit2 selecionado, na linha DataSource clique na setinha e clique em Database1 e na linha DataField clique na setinha e clique em NOME.
Na Object Inspector, com o DBEdit3 selecionado, na linha DataSource clique na setinha e clique em Database1 e na linha DataField clique na setinha e clique em ENDE.
Na Object Inspector, com o DBEdit4 selecionado, na linha DataSource clique na setinha e clique em Database1 e na linha DataField clique na setinha e clique em NUMTEL.

Na mesma guia (Data Controls) adicione um DBNavigator.

Na Object Inspector, com o DBNavigator1 selecionado, na linha Align clique na setinha e clique em alBotton. Na linha datasource clique na setinhe e selecione DataSource1.


Diminua o Form para ficar do tamanho de tudo, quase igual a esse aqui:


E Pronto!!!! Você já tem um simples cadastro de clientes.

Mas, Gabriel, tenho que aturar toda vez que eu entrar no programa uma mensagem pedindo a senha do Banco de Dados?
Esta foi a pergunta de uma amigo ao ver o programa pedir essa senha toda vez que tentar entrar. Na verdade tem uma solução sim, por isso que colocamos o componente Database porque ele loga o usuário ?por debaixo dos panos? para que não peça mais essa senha.

Para corrigir esse problema: Na Object Inspector, com o Database1 selecionado, na linha Params clique nos três pontinhos (?...?) e adicione a palavra ?PASSWORD? (sem aspas) e na frente à senha. Veja na imagem como ficou:


Ao terminar clique em OK.
E pra terminar, na linha LogonPrompt deixe seu valor como false.
Pronto! A telinha sem graça sumiu.

Divirta-se!

Teve alguma dúvida? Deixe um comentário aqui em baixo ou poste uma pergunta lá no fórum.

Um abraço e até a próxima.
Me siga no Twitter @gabrielbiga

Atenciosamente
Gabriel Marinho de Matos.

Leia a seguir: Imagens transparentes no Delphi.



Recomendados para você
Ainda restam dúvidas? Pergunte aqui em nosso fórum
Mais de Delphi



Comentários:

TOPO