Perimeiramente os indicadores são gráficos construidos em excel, access e ou sistemas, os mesmo tem como função realizar a rastreabilidade de um processo e ou produto.Primeiramente para se criar um plano de controle onde será coletado os dados para os indicadores, devem se definir qual a função deste indicador e posteriormente definir o modo em que os mesmo devem acontecer.

Hoje no mercado existem sistema em vb e delphi que foram elaborados somente para esta finalidade o controle estatistico, e sendo vou passar uma base deste conceito e como entender a sua função.

I
remos partir do seguinte conceito, que a empresa "XA" é fabricante de um processador e ela necessita controlar o seu processo produtivo, sendo assim ela necessita identificar quais as falhas acontecem com mais frequencia e definir o seu modo de coleta.

No setor A o operador irá além de inspecionar ou 100% visualmente ou em amostragem, o mesmo identificou que o processador esta saindo sem um dos pinos e posteriormente o mesmo devido a esta falha não irá funcionar, então temos ai um item de coleta de dados, ou seja uma NÃO CONFORMIDADE.

PROCESSADOR SEM PINO

Após o mesmo irá controlar este item mês a mês ou em periodo menores verificando se o mesmo continua ou se a não conformidade deixou de existir, porém isto só é possivel após uma ação corretiva, ou seja o operador identificou que o processador esta sem um pino por falha de materia prima do fornecedor ou seja, além dele realizar a devolução do lote, ele emitira um documento onde ele possa registrar uma comunicação oficial para o fornecedor e solicitando ação corretiva, ou seja, cabe ao fornecedor agir sobre a falha e fornecer produtos dentro das especificações do cliente.


Deve-se definir uma meta para cada indicador, pensando da seguinte forma, quando se tornará critico o fato de receber processador sem pino, e apartir de quando será necessário a devolução do lote, para entender melhor adcionei um exemplo em EXCEL para você identificar melhor estes critérios.

Enfim este processo tem com função a melhoria continua dos processos, ou seja é somente com dados veridicos e o tratamento correto para eliminar ou prevenir que se dá o processo de melhoria.

Os mesmo são item de auditorias, verificando se os dados estão lançados dentro dos periodos definidos e se existem tratamentos para as não conformidades.

Obrigado
Até a proxima.