CADASTRE-SE

O que é Flex?

Flex é o nome de um conjunto de tecnologias, lançada em Março de 2004 pela Macromedia, que suportam o desenvolvimento de aplicações ricas para a Internet baseadas na plataforma do Macromedia Flash...

Redação (@oficinadanet)
Segundo o Wikipédia Flex é o nome de um conjunto de tecnologias, lançada em Março de 2004 pela Macromedia, que suportam o desenvolvimento de aplicações ricas para a Internet baseadas na plataforma do Macromedia Flash.

É possível verificar que as aplicações feitas em Flash oferecem ao usuário uma experiência muito mais robusta, na qual a produtividade é envolvida pela facilidade de uso e interatividade em tempo real, impossível conseguir no HTML. Desenvolver aplicações ricas com o Flash para programadores torna-se de início estranho, pois o Flash trabalha com uma linha do tempo (timeline) que facilita o trabalho dos designers, mas pode confundir programadores iniciantes nesta ferramenta. O Flex remove esta barreira, fornecendo aos programadores um novo caminho de desenvolvimento de RIAs. O Flex surgiu através da empresa Adobe Systems.

Linguagem MXML
Os arquivos desenvolvidos em Flex possuem a extensão MXML, a qual é uma linguagem de marcação. Para visualizar uma aplicação MXML o usuário faz uma requisição pelo seu servidor, o servidor recebe a requisição, o servidor do Flex compila o arquivo MXML para SWF (formato Flash – binário), este será rodado no Flash Player que será salvo na máquina do cliente e visualizado no navegador.

Versões do Flex

Flex SDK - O Flex 2 SDK é um compilador em modo caractere. É possível desenvolver aplicações Flex gratuitamente utilizando este compilador. O programador utiliza algum editor de sua preferência (Eclipse, bloco de notas, dreamweaver, etc), salva o arquivo mxml e através do SDK compila este arquivo para binário (.swf).

Flex 2 Builder - O Flex 2 Builder é bastante intuitivo. É um framework de desenvolvimento que oferece várias facilidades ao usuário, uma delas são os componentes. Estes componentes podem ser arrastados até o palco, configurados os parâmetros e depois feita a programação no modo de código. A grosso modo pode-se comparar ao Borland Delphi que tem essas funcionalidades de componentes prontos e programáveis, mas voltado para web.

Flex Data Services - oferece um conjunto de avançados recursos de gerenciamento de dados no lado do servidor que permitem aos desenvolvedores fornecer rapidamente aplicativos Flex que fazem intenso uso de dados.

Macromedia/Adobe before-Flex IDE's
Site oficial do Adobe Flex
Flex.org - Site de referência para desenvolvimento de aplicações em Flex

Algumas apostilas sobre Flex

Relacionados:

Comente:

TOPO