Até hoje a eficiência dos banners é questionada. Virou assunto polêmico entre publicitários, veículos e anunciantes. Inclusive já escrevi sobre este assunto no artigo "Você já clicou em outdoor?".

Agora vou dar dicas aos criadores de banners e donos de veículos web para alcançar eficiência com banners, visando não só os cliques mas principalmente os resultados.

1. Cuidado com o banner negativo. Fique atento as mensagens. Assim como na publicidade convencional, o banner também sofre com isso: a negatividade na mensagem publicitária. Existe uma "corrente de pensamento" ( creio que seja subconsciente ) de que o anúncio, para chamar a atenção de determinado público, deve mostrar imagem ou texto que se relaciona com o estado emocional atual do público-alvo.

Cito um caso-exemplo, fictício, mas comum de se ver: um banner que anuncia um novo software de proteção windows. O software protege contra vírus, preserva o sistema, bloqueia as suas configurações, podendo ter acesso apenas com sua senha.

O criador do banner tem a idéia de colocar uma foto de um homem de gravata, puxando os cabelos pra cima, fazendo careta, com cara de raiva, gritando, suando e franzindo a testa. O texto chama seu público: "Você está assim com seu windows?". E nas cenas seguintes, apresenta o produto.

Uma coisa garanto: poucos seres humanos irão se identificar com aquele homem de careta horrenda e de cabelos arrepiados. Ninguém procura a desgraça para si.

Todos procuram a felicidade.
Quando for criar um banner para sua empresa, pense bem nessa idéia.

No caso do exemplo, o criador do banner deveria ter centrado sua mensagem inicial na tranqüilidade e paz que o cliente poderá ter com o software de proteção windows. A imagem deveria transmitir isso, acompanhado de uma mensagem agradável e positiva como "Fique em paz com seu computador" ou algo do tipo. É necessário dar ação positiva ao espectador do banner, criando uma boa expectativa, mostrando que ele poderá encontrar uma feliz solução para seu problema.

2. Esqueça o "Anuncie Aqui!". Esse tipo de mensagem não traz o resultado esperado na maioria das vezes. Dá uma idéia de "desespero", de que o veículo não funciona e que por isso está sem anunciantes.

Uma idéia é dar uma "degustação" ao anunciante. Dê a oportunidade de experimentação, onde o anunciante poderá anunciar por um determinado número de dias, cliques ou visualizações. Se a empresa anunciante obter resultados satisfatórios com esses anúncios, com certeza continuarão com a campanha pagando pelo espaço.

3. Ofereça tamanhos de banners diferenciados e soluções criativas de espaço. Os departamentos de publicidade de jornais e revistas, encarregados de encontrar novas soluções para o mercado publicitário vem implementando nos últimos dez anos novos formatos de anúncios onde se quebrou uma série de limites. Hoje os anunciantes podem bolar anúncios de diferentes formatos, saindo do padrão retangular. O mesmo pode ser aplicado a Web.

É necessário oferecer novos espaços para anúncios online, como os banners em flash que "flutuam " sobre a página ou banners do tipo "arranha-céus". Para os criadores de banners, é bom apostar nos anúncios interativos, onde se tem brincadeiras ou revelações feitas através do clique do usuário. A interação é a tendência.

4. Cuidado com o peso dos banners. Já vi banners por aí com 200Kb de grandes empresas que travavam toda a página por vários minutos até o banner carregar totalmente. Sugestão: um banner de tamanho médio, como os de 468X60, deve ter de 10 a 15kb. Os banners flash podem chegar aos 20kb pois o mesmo é mostrado a medida que vai carregando, não travando a página.

5. Evite histórias longas. Seja objetivo. Provoque curiosidade mas não prolongue o roteiro. São poucos segundos de efeito onde você poderá passar sua mensagem com eficiência. Aproveite.

Fonte: www.brunoavila.com.br