Intranet›  

Intranet - Projeto

7 3 comentário(s) Cibele Renesto

Este artigo irá falar sobre o projeto de uma intranet. Será abordado o levantamento dos requisitos, o envolvimento das áreas e etc.

Olá!

Aqui estou eu novamente, agora, para falar sobre o projeto de uma Intranet.

As vezes o nome Projeto pode assustar um pouco mas, no final das contas não é nada tão complicado assim. O primeiro passo que o desenvolvedor da intranet ou o responsável pelo projeto deve dar é o levantamento de requisitos.
Mas, o que exatamente significa isso?

Os requisitos são as necessidades da intranet, ou seja, o que ela precisa ter. Claro que é muito abstrato falar de tudo o que uma intranet precisa ter pois mesmo aqueles mais experientes neste tipo de projeto se surpreendem com as áreas criadas depois que o portal está no ar. Isso realmente varia de empresa para empresa, de ambiente para ambiente.

No geral, existem algumas coisas que são padrão e que falaremos mais tarde mas, neste momento, o importante é documentar tudo o que vai ser feito.

1ª Fase do Projeto

Bom, a primeira fase de um projeto de intranet pode variar muito. Pode ser ela a fase de convencimento da necessidade de implementação do portal ou, com sorte, este fase já foi superada e agora é preciso discutir e justificar a necessidade de cada área e também determinar qual linguagem de programação será utilizada.

Vou considerar que já conseguimos convencer a todos da necessidade da intranet e partir para as reuniões. (se alguém precisar de material sobre "justificar a necessidade do portal e convencer os superiores desta" por favor não hesite em me contactar.)

Identificando as Áreas Importantes

Como já comentei anteriormente, existem algumas áreas que são imprescidíveis, que devem sempre ter um link na intranet. São elas:
- Lista interna de ramais
- Telefones de vendedores e representantes
- Cardápio do restaurante (se este for interno)
- Telefones de Deliveries de comida e lanches
- Dicas de bons restaurantes nas proximidades
- Área de recursos humanos (com oportunidades internas, vagas disponíveis, programa motivacional, premiações e etc.)
- Área de departamento pessoal (com informações sobre os benefícios oferecidos)
- Aniversariantes do Mês
- Agenda de eventos

Isso tudo ainda é muito pouco perto da realidade das empresas. Uma sugestão é que, sempre que possível, os formulários de solicitação de quaisquer natureza possam ser preenchidos on line.

 

Comentários
Compartilhe com seus amigos:
Novidades
tópicos relacionados
Compartilhe com seus amigos:
últimos reviews
  • 8,6
    Review Moto X - Segunda geração
    O aparelho da Motorola é a prova “viva” que o que está ótimo pode melhorar ainda mais.
  • 8,1
    Review Zenfone 5
    Tela de 5 polegadas, câmera de foto e vídeo superiores aos concorrentes, boa usabilidade e preço baixo. A Asus acertou n...
  • 6,4
    Review Nokia Lumia 635
    Testamos hoje o Smartphone Nokia Lumia 635. Confira abaixo o que achamos.



TOPO