O OpenDNS é um serviço de DNS aberto (gratuito) que pode ser usado para substituir os endereços DNS do provedor, resolvendo alguns problemas de acesso causados por eles.

Para quem não sabe o que é DNS, ou Domain Name System (sistema de nomes de domínios), vai aqui uma pequena explicação a respeito, antes de entrarmos no assunto do artigo propriamente dito: DNS nada mais é do que um sistema de gerenciamento de nomes de domínios, que “traduz” os “endereços” que você digita em seu navegador preferido (como por exemplo: www.dothcom.net) para o endereço “numérico” real dos servidores/sites na internet (e vice-versa), o qual na verdade é o endereço IP, ou “Internet Protocol”, um número único de 32 bits atribuído a cada computador conectado à internet, composto de 4 octetos.

Os computadores que guardam tais sistemas e listas de domínios e IPS, e são responsáveis por responder às requisições e “traduzir” um endereço como por exemplo o https://www.oficinadanet.com.br em seu verdadeiro endereço (IP), são chamados de “Servidores DNS”.

Resumindo, servidores DNS nada mais são do que máquinas com uma relação de domínios e IP’s, as quais permitem a realização de consultas e, após tais consultas, redirecionam as requisições dirigidas a um domínio/endereço para o respectivo IP (verdadeiro endereço), e vice-versa.

O OpenDNS é apresentado para resolver problemas acima mencionados e aumentar a velocidade da navegação. Utilizar o OpenDNS é muito fácil, mais fácil ainda se você utiliza uma conexão com IP fixo. Nesse caso, basta substituir os servidores DNS informados pelo seu provedor de acesso à internet pelos IPs do OpenDNS, os quais são:

    * 208.67.222.222
    * 208.67.220.220


Site: http://www.opendns.com/

Recentemente tem ocorrido na rede da empresa não acessar um determinado sub-dominio. Era direcionado para o site de busca do OpenDNS. A hospedagem era na locaweb, o domínio pricipal não tinha este problema. Procurei outras alternativas para DNS e encontrei duas interessantes:

Uma das alternativas é o serviço DNSResolvers.com fornecido pela easyDNS, que são públicos e qualquer pessoa pode utilizar com os seguintes endereços:

    * 205.210.42.205(cache1.dnsresolvers.com)
    * 64.68.200.200 (cache2.dnsresolvers.com)


Outro serviço é o DNS Advantage:
    * 156.154.70.1
    * 156.154.71.1