A grande novidade e tendência do momento é o termo “computação nas nuvens” ou “cloud computing” (em inglês). Este termo surgiu pelo fato de a computação estar mudando de rumo, hoje o que as pessoas mais precisam mobilidade e portabilidade, será usada futuramente.

Os “supercomputadores” serão utilizados por quem realmente precisa de acordo com especialistas os usuários comuns não precisarão mais de computadores com excelentes capacidades, tudo será baseado na internet, em alguns anos, talvez meses, você utilizará seu computador na internet, terá o espaço que precisar para guardar seus arquivos como documentos, fotos, vídeos e músicas na internet.

“Sem dúvida, chegamos a um ponto onde podemos escolher se instalamos ou não os pacotes de suítes para escritório, como o Office, por exemplo. A "Computação nas Nuvens" ou "cloud computing", é o novo conceito onde tudo será baseado na Internet, devemos admitir que estamos mudando de rumo quando se trata de recursos. Agora tudo poderá ser feito pela rede mundial e sem gastar um centavo por licença de uso de software.” Conclui o tutor de tecnologia do Portal Educação.

Futuramente será preciso apenas um processador simples, um pouco de memória que você estará satisfeito com o resultado, com isso, as pessoas terão mais mobilidade, pois os celulares da nova geração (3G) têm acesso à internet, e poderão acessar os seus arquivos e documentos de qualquer lugar por meio da conexão a internet oferecida pelo celular.