CADASTRE-SE

Conceito básico sobre Lógica

15 1 comentário(s) S.Lopes

A logica é comumente definida como sendo a ciência das leis do pensamento, ou seja, o conhecimendo das leis do pensamento. No nosso caso, uma definição mais adequada seira a lógica é uma ciência das leis do racionínio (COPI, 1977), pois o aprendizado da lógica é necessário para garantir que os nossos pensamentos realizem-se corretamente a fim de chegarmos a conhecimentos verdadeiros.

A logica é comumente definida como sendo a ciência das leis do pensamento, ou seja, o conhecimendo das leis do pensamento. No nosso caso, uma definição mais adequada seria a lógica é uma ciência das leis do racionínio (COPI, 1977), pois o aprendizado da lógica é necessário para garantir que os nossos pensamentos realizem-se corretamente a fim de chegarmos a conhecimentos verdadeiros.

Do que se trata a lógica?


A lógica trata das maneiras de encadear nosso raciocínio para justificar nossas conclusões a partir de fatos básicos, ou seja, trata das formas de argumentação. Ela se preocupa com o que se pode ou não concluir a partir de certas premissas, ou seja, de certas informações iniciais.

Porque Aprender a lógica?


A lógica é necessária, pois nos auxilia no raciocínio e na compreenção de conceitos básicos de qualquer disciplina que nos dispomos a estudar, nos preparando, assim, para o entendimento do conteúdo de tópicos mais avançados. No domínio da computação, ela é importante na verificação formal de programas.

Mas Não é só na Matemática?



Não é só na Matemática que precisamos raciocinar logicamente. Advogados, Profissionais ligados à computação, homens de negócios, entre outros, também utilizam noções de lógica. Mas, insdiscultimelmente, é na Matemática que somos levados a apresenatar conclusões, como conseqüência lógica de determinados fatos.

Exemplos:


  • Se Z . Z é = 25 - 7 então Z é 4.
  • Se um triângulo é eqüilátero, é isósceles também.
  • Se x é par, então é divisivel por 2.

O estudo da lógica é necessário a todos, pois no dia-a-dia, estamos constatemente argumentando. Estamos sempre sendo bombardeados por informações e necessitamos tirar nossas conclusões, o que é uma forma de aprendizado.

Comece a observar a lógica presente nas mensagens publicítárias. um bom exemplo: as antigas propagandas de cigarros de belas mulheres, ou em carros sofisticados, ou anda em atividades esportivas e desafiadoras. A estrutura  lógica da mensagem enviada ao comsumidor era:

Quem fuma (...) é bem-sucedido.
EU Fumo!

O argumento é válido! porém, não se pode garantir a verdade das premissas, que é apenas sugerida, o que sigunifica que não se pode deduzir a verdade da conclusão.

Os disscursos argumentativos são usados em muitas acasuões do nosso dia-a-dia. para sermos compreendidos e para convencermos os demais a aceitarem nosso ponto de vista recorremos à argumentação. E um bom argumento deve estar logicamente estruturado.



Recomendamos:
 
Comentários:



TOPO