Um serviço do Windows é uma aplicação que inicia quando o Windows é carregado e roda em segundo plano enquanto o Windows estiver em execução. Para quem conhece o Unix este conceito é similar a um daemon que roda em segundo plano sendo iniciado como um processo do sistema operacional.

Uma aplicação do tipo serviço do Windows é útil quando você deseja monitorar de forma constante alguns arquivos, o teclado, criar um arquivo de log, ou efetuar qualquer tarefa em segundo plano enquanto o sistema esta ocupando efetuando o seu trabalho.

Você pode acessar o gerenciador de serviços do Windows XP clicando no menu iniciar, painel de controle, desempenho e manutenção, ferramentas administrativas e serviços, ou simplesmente clicando em iniciar, executar e digitando services.msc.

A janela de serviços do Windows exibe a relação dos serviços instalados com nome, descrição , Status, Tipo de inicialização, etc.


Ps: Os Windows services não estão disponíveis no Windows 95, 98 ou ME, você precisas ter o Windows NT, Windows 2000 ou Windows XP para rodar serviços.
Referência: VB.NET