CADASTRE-SE

2 Categoria: Artigos » ASP.NET

Criando um Mini Navegador com 1 linha de código em C#

Por Wellington César de Castro
Data:

Neste artigo irei mostrar como criar um “mini navegador” com poucas linhas de código, usando a linguagem C# e a IDE Microsoft Visual C# 2008 Express Edition que pode ser baixado gratuitamente.

Olá, neste artigo irei mostrar como criar um “mini navegador” com poucas linhas de código, usando a linguagem C# e a IDE  Microsoft Visual C# 2008 Express Edition que pode ser baixado gratuitamente.

1- Criar novo projeto, nomear de “navegador” e clicar em OK.


2- Pronto o projeto está criado, irá aparecer o FORM1 do projeto, nele colocaremos um componente LABEL e um TEXTBOX.


3- Deixando o FORM1 assim:


4- Agora vamos inserir no FORM1 o WebBrowser e logo em seguida vamos ir em sua propriedade e dar a ele o nome de “Web_Navega”, mas se preferir pode colocar o nome de sua escolha.



5- Para completar o layout de nosso navegador vamos adicionar um BUTTON ao FORM, deixando o assim:


6- Agora com o layout de nosso navegador pronto, vamos dar clique duplo no BUTTON que inserimos e definir o que ele vai fazer quando for clicado. Sua função será pegar o endereço digitado no TEXTBOX e abrir o site no nosso WebBrowser. Então vamos fazer a seguinte linha de código

Web_Navega.Navigate(textBox1.Text);


Ou seja, nosso WebBrowser denomidao “Web_Navega” vai navegar no texto digitado no TextBox1.

O WebBrowser também pode iniciar como padrão uma página escolhida por você como se fosse a página inicial quando for executar nosso navegador. Basta ir em sua propriedade e no item URL e deixar  lá seu endereço inicial.

Pronto está feito nosso “mini navegador”. Mas é claro que na verdade quem realmente abre as páginas é o IE, ele abre as páginas internamente, por isso esse nosso mini navegador poderá ser útil em alguma aplicação desktop em que o usuário irá acessar alguma página.

Leia a seguir: Curso Básico de C# - Parte 17 - GroupBox



Recomendados para você
Ainda restam dúvidas? Pergunte aqui em nosso fórum



Comentários:

TOPO