Neste artigo eu vou mostrar como trabalhar e criar uma logomarca do que se desejar utilizando apenas Formas e as ferramentas Envelope e Distorção disponíveis no CorelDRAW®. Ao final do artigo estarei disponibilizando também o mesmo em forma de APOSTILA ou baixe logo clicando aqui.

Lembro sempre que é de extrema importância para mim ter um feedback seu dizendo se gostou, se foi proveitoso ou não ou se quiser dar sua opinião ou crítica.

Ao final desta aula aprenderemos:

  • Criar uma logo utilizando várias formar e algumas ferramentas;
  • Desenvolver layouts criativos comente utilizando vetores.


Pois bem meus amigos, utilizando formas e outras várias ferramentas no CorelDRAW®, nos podemos criar às mais diversas logos e desenhos incríveis. Vamos começar criando a bandeira Brasileira para darmos inicio a nossa arte.
Então vamos lá, em primeiro lugar criaremos um retângulo de dimensões L: 24 cm e A: 15 cm centralizado na página.



Depois de efetuado a ação anterior iremos um polígono de 4 lados para fazer o losango interno na bandeira.



Note que a bandeira ao chegar neste ponto já estará começando a ganhar forma. Agora iremos criar um círculo perfeito no cetro da bandeira, isso poderá ser feito selecionando a ferramenta eclipse e segurando CTRL enquanto se arrasta para formar o círculo.



Depois de todas as formas prontas e alinhadas ao centro uma da outra o que devemos fazer no momento é colorir as mesmas e selecionar para agrupar. Para agrupar você pode selecionar e clicar com botão direito em cima das formas selecionando Agrupar ou pressionar CTRL+G.



Depois de cumprida estas etapas devemos agora digitar a palavra BRASIL em letras maiúsculas, Arial Black e esticar o nome para o tamanho da bandeira como mostra a imagem abaixo.



Com o nome digitado e redimensionado iremos selecionar todos os objetos dando um clique duplo na ferramenta seleção ou clicando e arrastando a seta a partir da parte externa da página.



Com os objetos selecionados clique na ferramenta Interseção na barra de propriedades como mostra a imagem acima.

Após clicar na ferramenta Interseção clique fora dos objetos e delete o nome Brasil em preto e a bandeira e seu desenho ficara como mostra a imagem abaixo.



Uma das táticas para deixar o desenho meio deformado é usar a ferramenta envelope para mudar um pouco essa forma retangular que ela tem.





Feito isso mude da forma que mais lhe agradar arrastando os pontos de seleção nas laterais e cantos deixando do jeito que quiser. Só assim poderemos deixar a imagem mais estilizada, ainda podemos usar a ferramenta Distorcer.




https://www.oficinadanet.com.br/Sis_Adm_Web/principal.php?option=8&action=ver&valor=1915
Repare que ao clicar e arrastar a ferramenta a partir do centro ela começa a mostrar como ficará ou então se pode alterar o nível de distorção através da barra de propriedades como mostra a imagem abaixo.



Após tudo feito personalize fundo ou o que mais desejar e assim terá um ótimo resultado como mostrarei abaixo o final deste arquivo e uma logo criada por mim para a Faculdade onde trabalho.



Logomarca do 3º Arraiá da FVJ - By Daniel Paulino

Lembrando que nesta logomarca foram usado várias ferramentas, dentre elas estão: Extrusão, Bezier, Síbolos e Caracteres e muitos outros. Nas próximas semanas estarei disponibilizando vídeo aulas sobre o assunto bem mais detalhado.