Olá pessoas!!!
Hoje falaremos sobre Comunicação Visual.
Estarei alternando as semanas entre as colunas de Design e Comunicação Visual.
Bom, vamos lá.

A Comunicação Visual no cotidiano populacional.
Acordamos.
Abrimos os olhos e vemos o relógio da parede, da marca "x", nos mostrando que é hora de levantarmos da cama, de marca "y', comprada na loja "z".
Calçamos o par de sandálias preferidas, compradas pelo estímulo causado pela propaganda da tv.
Vamos ao banheiro, lavamos o rosto e escovamos o dente com a pasta e a escova recomendadas pelo dentista, que foi influenciado pelo propagandista, ao ir ao consultório dele.
Tomamos banho com o sabonete do comercial do ator da novela e nos enxugamos com a toalha daquela marca do comercial.
Tomamos o café da manhã com o leite, que não engorda, a margarina que faz bem ao coração, as torradas que tem fibras, o iogurte que regula o intestino e o próprio o café, que a gente já viu a cena da fumacinha saindo da xícara num dia de chuva...Lembrando é claro, tudo sem glútem, porque isso também virou moda. Mas voltando...Fazemos isso tudo bem apressados porque temos aquela reunião com o cliente e o nosso relógio de pulso, da marca preferida, nos indica que chegaremos atrasados.
Fazemos sinal ao táxi (amarelo e azul, correto?) e pedimos que nos leve à rua tal e prédio tal, onde o ponto de referência é aquela imensa loja de fast-food.
No prédio do cliente procuramos o elevador à nossa volta, entramos e apertamos o andar desejado.
Mostramos o projeto ao cliente, no notebook da marca do Bill Gates e saímos para um lanche no restaurante, ao lado do clube.
O cliente se vai e voltamos pra casa, novamente, de táxi, onde pedimos para o motorista parar na loja de conveniência do posto de gasolina, aquela do comercial, para comprarmos a revista de informação semanal, também do comercial.
Voltamos pra casa e ligamos nossa tv de 29 pol. da marca "a" no canal da emissora "b" para assistirmos o telejornal, onde em sua pausa são demonstradas inúmeras propagandas estimulam o nosso poder de compra aos seus produtos.
Jantamos aquele kit de emagrecimento vendido pela tv, onde a Luciana Gimenez é a apresentadora. Afinal não queremos ficar gordos, né?
Aí, assistimos um filme, e colocamos aquele aparelho de ginástica passiva do Pelé, tentando, mesmo sem o ter dinheiro que ele tem, chegar em sua idade com sua forma.
Tomamos um banho e vamos dormir.
Agora você entendeu o porquê da comunicação visual?
Mesmo sem tocar, provar ou experimentar, recebemos informações visuais a todo momento e quando ela é bem aplicada, define o nosso poder de compra. Daí também se explica o gosto pessoal pela marca "x" e não pela "y".
Às vezes, compramos algo sem mesmo experimentar e o canal que permite isso é a comunicação visual.
Algumas marcas não fazem tanto sucesso como as outras, pois tem em sua imagem, seus produtos ou seus serviços, uma comunicação visual mal aplicada. Portanto, para um designer, é sempre bom entender os conceitos de comunicação, para da melhor forma, poder aplicá-los.
Até a próxima e um grande abraço.
E qualquer dúvida, [email protected]
Fui!!!