Existem atualmente várias plataformas para uso no EAD, sendo a maior parte delas sistemas privados e pagos.
O LATEC/UFRJ utiliza Plataforma CEDERJ/Sistema Quantum, que é um software de gerenciamento de cursos online, desenvolvido pelo CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), formado pelo consórcio das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, a equipe de pesquisa do LATEC participa da equipe de desenvolvimento da plataforma, realizando a testagem e varredura de bugs.

O auxílio da plataforma Quantum nesta etapa pode ser obtido mediante as seguintes ferramentas:

Criação de curso
Pode-se criar os vários cursos para uma área desejada. Estes podem ser divididos em categorias da mais alta complexidade, isto é, divisão em forma de arvore.

Adição de conteúdo
A equipe de produção pode adicionar o conteúdo do curso em formato HTML, ASP, Java, FLASH e Scripts de diversas linguagens de programação para WEB, sempre tendo cuidado de não mexer com a configuração do sistema.

Edição de conteúdo
O Designer pode editar o conteúdo para fins de verificação e correção.

Modificação do Ambiente
A equipe de produção pode modificar o ambiente de aprendizagem para uma melhor identificação do aluno com o curso (inclusão de ícones e logomarcas).

Ferramentas de colaboração
Pode ser configurada uma gama de ferramentas de colaboração ao conteúdo do curso, que servirão para uma maior interatividade entre o professor e aluno ou entre os alunos, como por exemplo  Chat, Fórum de Discussão, Quadro de avisos, etc.

Ferramentas de Comunicação
Também e possível dispor de ferramentas que facilitem a comunicação entre  os alunos e seus professores, assim como entre os tutores através de mensagens de dentro da plataforma para quem desejar, ou através de uma agenda com as atividades e o cronograma do curso.

Ferramentas de apoio
A plataforma possui ambientes de apoio para reforçar o aprendizado, como por exemplo, FAQ, Área de Downloads, Biblioteca, Glossário, etc.