Galerinha irei colocar abaixo tópicos sobre Sistemas e Principios da Informação, irei dividir em várias matérias para não ficar bem cansativo para leitura.

O problema da organização que resulta em um sistema de informações pode ter duas abordagens principais:

  • problema estruturado: requer uma solução rotineira e repetitiva e estabelece o mesmo diagnóstico sempre que o mesmo problema é encontrado;
  • problema semi-estruturado: sua solução mostra que apenas uma parte da resposta deve ser imediata, por meio de um determinado procedimento. Para qualquer abordagem que se utilize, o processo de resolução de problemas é o mesmo que já foi apresentado.

1. Ciclo de vida dos sistemas
O ciclo de vida tradicional dos sistemas ainda é o método predominante na construção de sistemas médios e grandes.

Os diversos estágios têm atividades relacionadas que devem ser finalizadas para o início do próximo estágio. Uma questão muito interessante nesse método é a determinação clara e formal da divisão de trabalho entre os envolvidos.

A maior parte do trabalho é entregue aos profissionais técnicos da área de tecnologia, cuja atividade inicial é a análise dos problemas dos sistemas em uso e a especificação das soluções.

Posteriormente, os profissionais responsáveis pela implementação da solução codificam e testam os componentes de softwares dos sistemas.

Esses dois grupos de profissionais precisam manter uma relação extremamente próxima com os especialistas empresariais (gerentes, chefes e usuários) para a correta modelagem da solução. Essa relação continua a ser muito passivo, o que pode causar determinados transtornos para a agilização da solução correta.

Um dos maiores problemas da metodologia do ciclo de vida é sua característica rígida e inflexível, a qual estimula a estagnação das especificações no início do processo de desenvolvimento.

A ideologia de fazer alterações tardias promove uma série de prejuízos para a organização. Essa metodologia não é muito indicada para sistemas que necessitam de soluções mais imediatas, como as aplicações de decisão.

Existem outros métodos de construção de sistemas de informação que resolvem a maioria das limitações do ciclo de vida e que utilizam a mesma metodologia de resolução de problemas já estabelecida.



2. Prototipagem
Esse método se resume na construção de um protótipo do sistema, podendo ser um sistema experimental completo ou uma parte dele. A prototipagem tem

Como características principais rapidez e economia, permitindo que os usuários possam executar um test-drive da aplicação.

Dessa maneira, o sistema pode ser modelado de acordo com as demandas do usuário, facilitando a modelagem do sistema final. Essa metodologia permite ainda que os usuários revejam suas necessidades e descubram requisitos antes não percebidos.

Ela é indicada quando não há certeza em relação àquilo que o usuário precisa ou quando há uma grande mutabilidade inicial, característica marcante de muitos sistemas orientados ao processo de decisão. É importante, nesse processo, criar grupos de usuários de acordo com a natureza dos resultados que ele requer.

Normalmente, são estabelecidos pelo menos dois grupos:

  • intuitivos: aqueles que necessitam de gráficos, diagramas, cronogramas, linhas de tendência e imagens para desenvolver seu trabalho;
  • sistemáticos: aqueles que demandam informações quantitativas (tabelas, datas, lugares e números) para desenvolver o seu trabalho.

Esse método é também importante para testar a interface com o usuário do sistema de informações, o que permite verificar a racionalização do método de trabalho e o aumento da produtividade pessoal.

As estatísticas demonstram que a prototipagem pode chegar ao sistema final que atende a todas as necessidades do usuário em média com 15% do tempo estimado para o desenvolvimento convencional. É relevante lembrar que esse método não é eficaz para aplicações de pequeno porte ou que utilizem cálculos complexos.

A prototipagem não proporciona o mesmo nível de análise quando comparado com o do ciclo de vida, e a documentação normalmente é falha devido ao alto poder de decisão sobre o sistema estabelecido para os usuários.