Pois bem amigos, eu ainda me lembro bem que quando eu dava aulas muitos tinham (e ainda tem) dificuldades em trabalhar com o Access e pra mim sempre foi bom trabalhar com este software já que ele serve como uma introdução ao trabalho com bancos de dados que, diga-se de passagem, muita coisa na área informatizada do mundo é feito através de bancos de dados.

O Access eu utilizo desde as versões do Office 97 e estou gostando muito da versão 2007 do Office, achei bem completa. Este curso que estou começando hoje e dar seqüência em no mínimo 10 aulas, sendo 2 por semana (pretendo) incluindo material teórico e prático (vídeo aulas e arquivos para treinar) vai ser de grande ajuda para que esta iniciando o seu trabalho no software e até mesmo para que já usa e quer dar uma relembrada pois estarei começando do começo mesmo.

Como vamos trabalhar com Bancos de Dados, nada melhor do que saber o que são não acham? Bem, vamos lá. Banco de dados é um local onde ficam organizados conjuntos de informações de forma bem estruturada de forma lógica a respeito de algo. Exemplo: Minha esposa trabalha na secretaria da Faculdade onde trabalho e temos lá por volta de mais de mais de 2000 alunos cadastrados cada qual com sua pasta de documentos e informações, imagine precisar de alguma informação a respeito de um destes alunos, para evitar ter que ir até um arquivo e pegar a pasta para ter acesso a esta informação, existe um programa interno para cadastro de todos os alunos e assim através do banco de dados onde temos cadastrados todos os alunos podemos verificar qualquer informação cadastrada tudo organizado de tal forma que facilite essa busca.

No Access também se escuta muito falar em banco de dados relacional e para esclarecer melhor o que é banco de dados relacional acompanhe uma rápida descrição sobre o que se trata.

Banco de Dados Relacional é aquele que permite fazer relações entre os seus dados.  Assim, como um exemplo de uma agenda telefônica, esta representará um banco de dados relacional, pois permite relacionar para cada NOME um TELEFONE e um ENDEREÇO.

Sempre é bom lembrar que como um banco de dados é algo totalmente abstrato o Access é apenas um software que permite a manipulação e o gerenciamento deste banco de dados com o uso do computador.

Bom, espero ter iniciado bem este curso e aguardo a opinião de todos os meus possíveis alunos. Até mais e bons estudos.