Neste artigo vamos abordar algumas dicas sobre criação de portais web. Confira...

Sempre que lhe é passado um projeto de um portal ou site, você deve ter em mente o assunto principal em que será abordado pelo sistema. Alguns assuntos têm suas peculiaridades, por exemplo, um portal de notícias. Um portal destes deve ter um layout com cores mais claras de fundo, ser “aparentemente leve” para que os usuários não se cansem de navegar ou ler as próprias notícias. Também deve ter letras um pouco maiores que o comum para que os usuários possam entender melhor o que está lendo. Há muitos usuários que têm problemas de visão, portanto, imagine um destes usuários lendo uma notícia com letras pequenas, forçando sua visão e seu pensamento, se cansando mentalmente, você acha que este usuário retornará para o portal para ler algo novamente? Em minha opinião, não!

São alguns itens como estes que fazem a diferença entre alguns portais e outros na internet. Temos que ter muito cuidado também com a nossa conhecida usabilidade, pois é um ponto que pode deixar o site em alta aceitação pelos usuários, como pode deixar de ser acessado. Quanto mais fácil à navegação do usuário em um site, mas este se torna agradável para o usuário, ter que navegar em um portal de notícias e para ler a matéria manchete da inicial do site, precisarmos clicar três ou quatro vezes até chegar ao conteúdo é uma “calamidade”.

Há mais pontos a serem seguidos, como por exemplo, o método de como é tratado os dados. A maioria, se não todos, os portais utilizam banco de dados para o armazenamento de informações. Estas por sua vez, devem ser guardadas a sete chaves para que tenhamos privacidade na utilização de cadastros e informações sigilosas. Há muitos dados na base em que os usuários não podem, ou melhor, não devem ficar sabendo que existem. Um bom exemplo disto são as estatísticas de acesso. O usuário não precisa ficar sabendo que o portal é mais acessado pela região norte do país, ou que o portal é mais acessado pelo “país x”. Estas informações devem ficar retidas para quem administra o negócio, são informações riquíssimas se quisermos que o portal tenha uma boa rentabilidade financeira, pois podemos atingir melhor o nosso público alvo com anúncios direcionados ao mesmo. Imagine você saber que seu portal é mais acessado no período de 12:00 às 15:00 por uma faixa etária de pessoas com menos de 30 anos, você pode muito bem fazer com que seus anúncios sejam voltados para está faixa etária neste período de tempo. Fazendo assim com que ganhe em qualidade os seus anúncios. Tenha sempre em mente que para um anúncio ser rentável você deve ter sempre um público alvo a atingir, e sem informações como você saberá que anúncio deve ser exibido tal hora?
Outro ítem que devemos cuidar é para manter sempre os dados dos usuários em sigilo absoluto. Pois há muitas pessoas querendo saber a senha de acesso, a senha de e-mail, ou até mesmo a senha do banco do João, do Pedro, e o Pedro e o João, não iriam ficar contentes em saber que alguém descobriu suas senhas e que estas senhas foram descobertas através de você ou de seu site. Tente manter sempre senhas de usuários criptografadas em sua base. Tente fazer com que seu sistema não tenha lembrete de senhas e sim quando um usuário esquecer da mesma, reenvie uma nova senha para este, e informe que a senha foi alterada, e que está é sua nova senha, e ainda que ele possa ir ao painel alterar novamente.

Mais um ítem não menos importante que os outros acima citados, é manter o portal sem erro algum. É complicado um usuário ver algum erro na sua tela. Muitas vezes estes erros podem mostrar endereços ou caminhos do servidor em que seu site está hospedado. Outro dia havia entrado em um site, e este havia um erro, neste erro estava mostrando um endereço de IP com um hiperlink, cliquei só de curioso, quando fui ver tinha aberto a tela do modem ADSL da empresa de hospedagem, curioso como sou, coloquei o usuário e senha padrão do modem, “boom”, estava dentro das configurações do modem. Imediatamente enviei um e-mail para a empresa de hospedagem e para o contato do site, que de imediato corrigiram o problema. Agora imagine se fosse um “Cracker” que estaria interessado em “ferrar” com a vida das pessoas de suporte da empresa tal, poderia muito bem ter alterado todos os dados do modem, poderia ter pego a senha da conta de acesso do provedor, poderia ter removido a internet temporariamente do estabelecimento. Então são coisas simples que às vezes podem se tornar uma bomba para usuários mal intencionados.

Se seguirem alguns destes conselhos acima, terão sucesso em seu negócio, e lembrem sem erros, por favor.