SixthSense gestual é uma interface que aumenta o mundo físico ao nosso redor com a informação digital e permite-nos utilizar gestos naturais para interagir com essa informação.

Temos evoluído ao longo de milhões de anos a sensação do mundo que nos rodeia. Quando encontramos algo, ou alguém a algum lugar, nós usamos os nossos cinco sentidos naturais para perceber informações sobre ele, essa informação nos ajudará a tomar decisões e escolheram o que ação tomar. Mas sem dúvida a mais informações úteis que podem ajudar-nos a tomar a decisão certa não é perceptível naturalmente com os nossos cinco sentidos, ou seja, os dados, informações e conhecimentos que a humanidade tem acumulado cerca de tudo e que é cada vez mais todos os meios disponíveis online.

Embora a miniaturização de dispositivos de informática nos permite transportar computadores nos nossos bolsos, mantendo-nos continuamente ligado ao mundo digital, não existe qualquer ligação entre os nossos dispositivos digitais e as nossas interações com o mundo físico. A informação é confinada tradicionalmente em papel ou em uma tela. SixthSense faz uma ponte para essa lacuna, trazendo a informação digital no mundo tangível, e que nos permite interagir com essa informação através de gestos naturais. SixthSense libera informações a partir do seu interior por movimentos das mãos integrando-se com a realidade e, assim, tornar o mundo inteiro o seu computador.

O protótipo do SixthSense é composto de um projetor bolso, um espelho e uma câmera. Os componentes de hardware são acoplados em um pingente como dispositivo móvel . Tanto o projetor e a câmara estão ligadas à um dispositivo no bolso do usuário. O projetor permite projetar asinformações em superfícies, paredes e objetos físicos em torno de nós para ser utilizado como interfaces; enquanto a câmera reconhece e trilhas do usuário mão gestos e objectos físicos utilizando visão por computador baseado técnicas. O software processa os dados de captura do vídeo pela câmera e acompanha a localização dos marcadores coloridos (monitoramento visual) na ponta dos dedos do usuário usando técnicas simples de movimentos .

Os movimentos e disposições dos marcadores são interpretadas em gestos que funcionam como interação para a aplicação projetada.

Veja mais sobre o projeto no site: http://www.pranavmistry.com/projects/sixthsense/