Com o passar do tempo todos os setores tende a desenvolver um comportamento natural de seu fluxo de atividades, pois além do conhecimento e experiência dos envolvidos, o processo de melhoria acaba possibilitando uma maior flexibilidade nas tarefas.

Dentro deste contexto, busquei informações baseadas em pesquisa de campo e na experiência na área, ao qual com certeza você irá identificar um ponto chave entre tantas, sem muita complexidade, pois o foco do Portal Qualidade Brasil é esse, linguagem fácil para fácil entendimento.

1. Treinamentos

Hoje em dia é impossível identificar em um processo de melhoria sem a real utilização deste tema, pois quase não se compreende um processo sem colaboradores qualificados, para isso use temas chave e desenvolva este treinamento de forma mais prática o possível, pois desta forma, a compreensão se dá com maior clareza.

2. Controle de documentos

É claro que quanto maior a empresa, maior é a quantidade de documentos e registros, para isso não perca tempo desenvolvendo registros e controles, que muita das vezes atende  o mesmo foco, tenha em mente um controle simples sem muita complexidade, em muitas empresas se tem o costume de utilizar o Excel com planilhas enormes, facilite, esta informações para melhor compreensão de quem a solicitar em dias de auditorias.

3. Controle de calibração

Desenvolver um fornecedor que atenda este item, não é complicado, porém é necessário seu registro junto ao RBC e faça uma visita até suas instalações, conhecendo de fato como se dá este processo, calibrar instrumentos em fornecedores sem qualificação para o mesmo, acaba se tornando um grande ato de desperdício de recursos.

4. Auditorias Planejadas

Planejar e avaliar, com certeza é um principio sensato, pois se torna quase sistêmico em uma empresa o ato de auditar sem planejamento, o que acaba tirando o foco de todo um Sistema de Gestão da Qualidade, considere importante para esta tarefa, treinamento, planejamento e após auditorias.

5. Procedimentos revisados

O que é de costume, acaba se esquecendo, procura avaliar todo o procedimento do inicio ao fim, considerando também o atendimento aos itens proposto, pois como de fato o procedimento é o espelho de um processo e ou setor, faça você sua avaliação e revisão sistematicamente, garantido assim as informações.


6. Relatórios de Atendimento ao Cliente RAC

Atender bem o cliente é de ótima relevância, porém isto deve acontecer de forma a se estender dentro de fluxo, pois além do fato de vender, é muito importante atender de forma continua os princípios e os requisitos do cliente, não solucione RAC sozinho, envolva uma equipe na solução do problema, sempre informando ao seu cliente, as ações tomadas, e não se esqueça, identificar a causa raiz do problema em questão e tratá-la.

7. Relatórios de Não conformidade RNC

Controle e além de tudo avalie, isso mesmo, atribua isso ao seu dia a dia, pois  não é natural tratar uma não conformidade somente quando aparece, domine seus processos a ponto de garantir sua função, ou seja solucionar os problemas e não remediar, este é foco principal no tratamento das não conformidades e você como Gestor da Qualidade, tem de estar atento ao mesmo.

Pois bem, deixo aqui algumas dicas para você elevar seu pensamento no ponto em questão que é a Gestão da Qualidade sadia, então se não depende de você, faça isso funcionar de forma continua implante e mostre seus resultados.