Tecnologia›  3G›  ieee

Internet 3G. Tudo sobre a nova onda do momento

Muitas pessoas me perguntam todos os dias: O que é internet 3G? O que significa “3G”? Como funciona? Vale apena aderir a essa tecnologia? Devido a essas e muitos outros questionamento, decidi fazer esse artigo falando sobre a nova onda que está invadindo as casas, escritórios, shoppings, hospitais, e tantos outros lugares.

Muitas pessoas me perguntam todos os dias: O que é internet 3G? O que significa “3G”? Como funciona? Vale apena aderir a essa tecnologia? Devido a essas e muitos outros questionamento, decidi fazer esse artigo falando sobre a nova onda que está invadindo as casas, escritórios, shoppings, hospitais, e tantos outros lugares.

O que significa “3G”? 3G é a terceira geração de padrões e tecnologias de telefonia móvel, substituindo o 2G, passando a ficar “nulo” após o aparecimento dessa nova tecnologia. É baseado na família de normas da União Internacional de Telecomunicações (UIT) permitindo às operadoras oferecerem a seus usuários uma ampla gama dos mais avançados serviços, já que possuem uma capacidade de rede maior por causa de uma melhora na eficiência espectral. Entre os serviços, há a telefonia por voz e a transmissão de dados a longas distâncias, tudo em um ambiente móvel. Normalmente, são fornecidos serviços com taxas de 5 a 10 Megabits por segundo. Acha pouco? Acredito que não. A tecnologia 3G tem um projeto muito “ganancioso”, no sentido da palavra, onde estudiosos afirmam que a conexão de rede e transferência de dados terá um grande avanço nos próximos anos.

Ao contrário das redes definidas pelo padrão IEEE 802.11, as redes 3G permitem telefonia móvel de longo alcance e evoluíram para incorporar redes de acesso à Internet em alta velocidade e Vídeo-telefonia (ainda não totalmente estruturada no Brasil, porém em muitos lugares no Mundo, já está em total funcionamento). As redes IEEE 802.11 (mais conhecidas como Wi-Fi ou WLAN) são de curto alcance e ampla largura de banda e foram originalmente desenvolvidas para redes de dados, além de não possuírem muita preocupação quanto ao consumo de energia, aspecto fundamental para aparelhos que possuem pouca carga de bateria.

Até dezembro de 2007, 190 redes 3G já operavam em 40 países e 154 redes HSDPA operavam em 71 países, segundo a Global Mobile Suppliers Association. Na Ásia, na Europa, no Canadá e nos Estados Unidos, as empresas de comunicações utilizam a tecnologia W-CDMA, com cerca de 100 terminais designados para operar as redes 3G. A implantação das redes 3G foi tardia em alguns países devido a enormes custos adicionais para licenciamento. Em muitos países, as redes 3G não usam as mesmas freqüências de rádio que as 2G, fazendo com que as operadoras tenham que construir redes completamente novas e licenciar novas freqüências; uma exceção são os Estados Unidos em que as empresas operam serviços 3G na mesma freqüência que outros serviços. Os custos com licença em alguns países europeus foram particularmente altos devido a leilões do governo de um número limitado de licenças e a leilões com propostas confidenciais, além da excitação inicial sobre o potencial do 3G. Outros atrasos se devem a despesas com atualização dos equipamentos para os novos sistemas.

Vale apena aderir a essa tecnologia?


Acredito que sim. Em poucos anos, a tecnologia estará muito evoluindo, anulando completamente as tecnologias antigas, principalmente celulares que não possuírem tecnologia de banda. A tecnologia 3G no Brasil está, vamos dizer, “engatinhando”. Muitas coisas precisam melhorar sinal, taxa de transferência de dados, dentre outros serviços que ainda deixam a desejar. Em alguns estados, principalmente na região Nordeste brasileiro, o sinal e consistência da conexão é muito ruim, deixando a desejar na taxa de download e upload.  

Qual operadora eu devo escolher?


Uma pesquisa feita pela INFO em Dezembro, demonstrou uma analise completa sobre cada operadora, mostrando pontos fracos e pontes fortes de cada. A VIVO aparece em primeiro lugar, surpreendendo até o mais “críticos” (como eu,rs). A conexão da VIVO tornou-se muito consistente, batendo até mesmo a Claro. A velocidade do VIVO Zap com HSDPA foi à maior e a que menos variou durante os diferentes testes. Com a navegação atingindo 788 kbps no carregamento de um site de 1 MB, se destacando também na parte de download de arquivos."

A Claro além de ter os celulares mais “parrudos” (digamos, sofisticados) mostrou que está bem na briga pela liderança das operadoras fornecedoras da tecnologia 3G. O chip chegou perto das marcas alcançadas pelos rivais, mas o que atrapalhou foi à grande variação da velocidade. Porém, conseqüentemente, teve a melhor (930 kbps) e a pior (230 kbps) taxa de velocidade, realizada durante os testes.

TIM conseguiu a maior taxa de download entre todos os testes, porém não manteve o nível. Outro ponto negativo da operadora é que os aparelhos fornecidos são poucos que possui suporte a tecnologia 3G e ainda não está disponibilizando o iPhone.

Aqui, finalizo esse artigo, mostrando um pouco sobre a tecnologia 3G. Acredito que apartir de agora, se você não tivesse nenhum conhecimento sobre essa “nova onda”, poderá discutir com amigos, familiares e saber se realmente nos dias atuais, vale apena aderir a essa nova tecnologia que ainda tem muito que evoluir.
Recomendamos para você
 

Compartilhe com seus amigos:
Mais de Tecnologia
  • A história da Microsoft (parte 5)
    A história da Microsoft (parte 5)
  • Deixar o pc ligado muito tempo estraga?
    Deixar o pc ligado muito tempo estraga?
  • Retrospectiva tecnológica de 2014
    Retrospectiva tecnológica de 2014
  • Diferenças entre notebook, netbook e ultrabook: Qual comprar?
    Diferenças entre notebook, netbook e ultrabook: Qual comprar?
  • Como funciona uma câmera digital?
    Como funciona uma câmera digital?
Compartilhe com seus amigos:
últimos reviews
  • 8,4
    Review Samsung Galaxy K Zoom
    Nessas 2 últimas semanas passou por nossas mãos o potente Galaxy K Zoom, veja o que achamos dele.
  • 8,6
    Review Moto X - Segunda geração
    O aparelho da Motorola é a prova “viva” que o que está ótimo pode melhorar ainda mais.
  • 8,1
    Review Zenfone 5
    Tela de 5 polegadas, câmera de foto e vídeo superiores aos concorrentes, boa usabilidade e preço baixo. A Asus acertou n...

TOPO