Internet 3G. Tudo sobre a nova onda do momento

Novo aqui no site? Talvez gostaria de assinar o
RSS feed do site?

Publicado em: 17/12/2008
Área: Tecnologia
Visualizações: 2.577
Comentário(s): 2

imprimir envie por e-mail compartilhe
Muitas pessoas me perguntam todos os dias: O que é internet 3G? O que significa “3G”? Como funciona? Vale apena aderir a essa tecnologia? Devido a essas e muitos outros questionamento, decidi fazer esse artigo falando sobre a nova onda que está invadindo as casas, escritórios, shoppings, hospitais, e tantos outros lugares.

O que significa “3G”? 3G é a terceira geração de padrões e tecnologias de telefonia móvel, substituindo o 2G, passando a ficar “nulo” após o aparecimento dessa nova tecnologia. É baseado na família de normas da União Internacional de Telecomunicações (UIT) permitindo às operadoras oferecerem a seus usuários uma ampla gama dos mais avançados serviços, já que possuem uma capacidade de rede maior por causa de uma melhora na eficiência espectral. Entre os serviços, há a telefonia por voz e a transmissão de dados a longas distâncias, tudo em um ambiente móvel. Normalmente, são fornecidos serviços com taxas de 5 a 10 Megabits por segundo. Acha pouco? Acredito que não. A tecnologia 3G tem um projeto muito “ganancioso”, no sentido da palavra, onde estudiosos afirmam que a conexão de rede e transferência de dados terá um grande avanço nos próximos anos.

Ao contrário das redes definidas pelo padrão IEEE 802.11, as redes 3G permitem telefonia móvel de longo alcance e evoluíram para incorporar redes de acesso à Internet em alta velocidade e Vídeo-telefonia (ainda não totalmente estruturada no Brasil, porém em muitos lugares no Mundo, já está em total funcionamento). As redes IEEE 802.11 (mais conhecidas como Wi-Fi ou WLAN) são de curto alcance e ampla largura de banda e foram originalmente desenvolvidas para redes de dados, além de não possuírem muita preocupação quanto ao consumo de energia, aspecto fundamental para aparelhos que possuem pouca carga de bateria.

Até dezembro de 2007, 190 redes 3G já operavam em 40 países e 154 redes HSDPA operavam em 71 países, segundo a Global Mobile Suppliers Association. Na Ásia, na Europa, no Canadá e nos Estados Unidos, as empresas de comunicações utilizam a tecnologia W-CDMA, com cerca de 100 terminais designados para operar as redes 3G. A implantação das redes 3G foi tardia em alguns países devido a enormes custos adicionais para licenciamento. Em muitos países, as redes 3G não usam as mesmas freqüências de rádio que as 2G, fazendo com que as operadoras tenham que construir redes completamente novas e licenciar novas freqüências; uma exceção são os Estados Unidos em que as empresas operam serviços 3G na mesma freqüência que outros serviços. Os custos com licença em alguns países europeus foram particularmente altos devido a leilões do governo de um número limitado de licenças e a leilões com propostas confidenciais, além da excitação inicial sobre o potencial do 3G. Outros atrasos se devem a despesas com atualização dos equipamentos para os novos sistemas.

Vale apena aderir a essa tecnologia?


Acredito que sim. Em poucos anos, a tecnologia estará muito evoluindo, anulando completamente as tecnologias antigas, principalmente celulares que não possuírem tecnologia de banda. A tecnologia 3G no Brasil está, vamos dizer, “engatinhando”. Muitas coisas precisam melhorar sinal, taxa de transferência de dados, dentre outros serviços que ainda deixam a desejar. Em alguns estados, principalmente na região Nordeste brasileiro, o sinal e consistência da conexão é muito ruim, deixando a desejar na taxa de download e upload.  

Qual operadora eu devo escolher?


Uma pesquisa feita pela INFO em Dezembro, demonstrou uma analise completa sobre cada operadora, mostrando pontos fracos e pontes fortes de cada. A VIVO aparece em primeiro lugar, surpreendendo até o mais “críticos” (como eu,rs). A conexão da VIVO tornou-se muito consistente, batendo até mesmo a Claro. A velocidade do VIVO Zap com HSDPA foi à maior e a que menos variou durante os diferentes testes. Com a navegação atingindo 788 kbps no carregamento de um site de 1 MB, se destacando também na parte de download de arquivos."

A Claro além de ter os celulares mais “parrudos” (digamos, sofisticados) mostrou que está bem na briga pela liderança das operadoras fornecedoras da tecnologia 3G. O chip chegou perto das marcas alcançadas pelos rivais, mas o que atrapalhou foi à grande variação da velocidade. Porém, conseqüentemente, teve a melhor (930 kbps) e a pior (230 kbps) taxa de velocidade, realizada durante os testes.

TIM conseguiu a maior taxa de download entre todos os testes, porém não manteve o nível. Outro ponto negativo da operadora é que os aparelhos fornecidos são poucos que possui suporte a tecnologia 3G e ainda não está disponibilizando o iPhone.

Aqui, finalizo esse artigo, mostrando um pouco sobre a tecnologia 3G. Acredito que apartir de agora, se você não tivesse nenhum conhecimento sobre essa “nova onda”, poderá discutir com amigos, familiares e saber se realmente nos dias atuais, vale apena aderir a essa nova tecnologia que ainda tem muito que evoluir.

imprimir envie por e-mail Clique aqui e comente compartilhe   RSS twitter
veja mais
03/03/2009iPhone ganha TV ao vivo
04/11/2008Compartilhando o acesso à internet 3G
01/10/2008Tudo sobre o iPhone 3G no Brasil
12/06/2008Redes sem fio, padrão IEEE 802.11
10/06/2008iPhone 3G visa mercado corporativo
04/06/2008A Terceira Geração - 3G
09/01/20083G: a geração wireless de alta velocidade
comentários
Preencha o formulário para comentar:
Fechar [x] Nome:*

E-mail:* (não será exibido)

Site: (http://)

Comentário:*

Deseja receber os comentários no e-mail?

Anti-spam: (nova imagem)





Igor  - Publicado em: 23/12/2008 - 06:07

Essa tecnologia atualmente esa sendo de grande importância para pessoas como eu que moram em regiões não muito distantes do centro, mas que não possuem cobertura de nenhuma banda larga convencional(ADSL, DSL etc). Isto chega a ser uma vergonha pelo fato do descaso para com determinados bairros, como a Penha, que não possuem combertura de nenhumas das banda largas citadas acima e que o 3G passu a ser um opção. Porém atualmente o 3G da Claro passa por problemas de tráfego de dados no mesmo bairro citado acima, e que esta se prolongando desde o primeiro trismestre desse ano(2008) até o presente momento.

 

Casas Florianopolis  - Publicado em: 19/06/2009 - 15:33

Além de ajudar aquelas pessoas de regiões que não possuem um bom provedor de banda larga, auxilia tb aquelas que precisam de mobilidade com internet.

 

Autor da matéria
Lucas Mendonça Oliveira Santos


Todas as matérias de Lucas Mendonça Oliveira Santos

Tags
Seguir o Oficina da Net
RSS

RSS

RSS
Matérias relacionadas

© 2005 - 2009 - Oficina da Net - v 4.5 - O material aqui exposto está licenciado pela Creative Commons, e pode ser utilizado mediante citação de fonte. Resolução adequada: 1024x768px.
Desenvolvido por: Desenvolve Web - Desenvolvimento de blogs, intranets, sites e portais


Links que apoiamos: Ache Concursos  |  Concursos 2009  |  Concursos Bahia  |  Hospedagem  |  Hospedagem de sites  |  Ícones