Veja dicas de como escolher um nome para seu site, e saiba como escolher bem o nome para comprar o domínio do site. Pode parecer estranha a pergunta do título deste artigo, porém, é uma das grandes dificuldades encontradas por muitos desenvolvedores na hora de criar seus sites.

A escolha do nome pode afetar todo o resultado final, por mais que você pense que isto não aconteça, mas realmente é verídico. 

Em otimização de sites para buscadores, o nome da url é um dos fatores mais importantes para o melhor posicionamento nos buscadores, este é um dos principais motivos para o nome de seu site ser relacionado com o assunto abordado. 
Mas afinal como de fato escolher o nome para meu site?

O fato é como você escolhe o nome, e não qual nome escolher. Levante algumas informações como:

Assunto abordado

Uma das principais premissas para a escolha do nome é o assunto em que o site atingirá. O assunto deve ter um peso maior que qualquer outra das premissas para a escolha.

Público alvo pretendido

Por que do público alvo ser uma premissa? Simples, pelo fato de ser fácil ou não de ser pronunciável e lembrado. Conforme seu público você pode definir ou não um nome mais complexo para seu site. O que seria do Orkut se tivesse um nome mais complexo?

Nome dos concorrentes

Nunca, eu disse nunca, imite o nome de seus concorrentes. Usar parte do nome e alterar outra é um erro fatal. Seus concorrentes já devem ser conhecidos, portanto, se escolher um nome similar será facilmente confundido com seu concorrente.

Registro de domínio

Uma das principais dores de cabeça é o registro de domínio. Existem milhões de domínios já registrados, e possivelmente o que você tem em pensamento como nome de seu novo site deva estar registrado. É sei que isto pode lhe magoar, pois pode ter escolhido um nome perfeito com o conteúdo e área e já existe um domínio registrado, muitas vezes estes domínios nem condizem com o que apresentam, mas não estão a venda. 
Uma ótima dica, reserve a escolher um nome com derivados deste. Assim se na hora de testar se o domínio está registrado você pode tentar os derivados.

Registrar que tipo de domínio

Inicialmente isto depende do tamanho do seu projeto. Se for um site para a turma do ano de 2007 de sua faculdade registre apenas um tipo, como por exemplo: .com ou .net. Estes têm o valor mais baixo atualmente no mercado e podem ser comprados por R$ 15,00 reais em algumas empresas que vendem domínios. 

Escolha um nome que não seja longo demais

Os nomes curtos costumam ser fáceis de memorizar e também digitar. Assim, sendo, tenha o cuidado de escolher para o seu site um nome curto, caso seja mais extenso, ao menos que tenha boa sonoridade e que seja de fácil compreensão. 

Opte por nomes fáceis de memorizar e escrever

Levando em consideração o item anterior, é muito importante a escolha de um nome fácil de memorizar para o seu site. Então, esqueça os nomes complicados. Do mesmo modo, a grafia das palavras deve ser acessível, não use palavras que costumam oferecer dúvidas.

Pesquise as palavras no Google Insights

Por fim, caso você tenha dúvidas na escolha dos nomes, dê uma olhada no Google Insights para ajudar na decisão. Essa ferramenta faz com que você compare qual o volume de buscas no Google por determinados termos ao longo do tempo.

Agora se o projeto for maior, compre o .com, .net e principalmente o .com.br, que agora pode ser registrado para pessoas físicas. O porquê disto? No momento em que seu site começar a fazer sucesso, e obter um bom número de acessos, as empresas e pessoas que compram e vendem domínios vão comprar as derivações de tipos do nome de seu site, para tentar lhe revender. Neste momento se você não tenha comprado, vai arrepender-se profundamente.

Além do principal motivo que é onde as pessoas acessam diretamente, aqui no Brasil o público tem a mania de digitar o nome do site seguido de .com.br, portanto se você não for dono deste domínio o usuário possivelmente terá maiores dificuldades em encontrar seu site. 

Compre os domínios de vários tipos, quando seu site for maior, verá que foi um bom investimento.