Boa Tarde, como dito no final da última coluna vamos aprender sobre o Terminal Virtual, segue abaixo uma breve explicação.

Terminal (ou console) é o teclado e tela conectados em seu computador. O GNU/Linux faz uso de sua característica multi-usuária usando os “terminais virtuais”. Um terminal virtual é uma segunda seção de trabalho completamente independente de outras, que pode ser acessada no computador local ou remotamente via telnet, rsh, rlogin, etc.

No GNU/Linux, em modo texto, você pode acessar outros terminais virtuais segurando a tecla ALT e pressionando F1 a F6. Cada tecla de função corresponde a um número de terminal do 1 ao 6 (o sétimo é usado por padrão pelo ambiente gráfico X). O GNU/Linux possui mais de 63 terminais virtuais, mas apenas 6 estão disponíveis inicialmente por motivos de econômia de memória RAM.

Se estiver usando o modo gráfico, você deve segurar CTRL+ALT enquanto pressiona uma tela de F1 a F6. Para voltar ao modo gráfico, pressione CTRL+ALT+F7.

Um exemplo prático: Se você estiver usando o sistema no Terminal 1 com o nome “joao” e desejar entrar como “root” para instalar algum programa, segure ALT enquanto pressiona F2 para abrir o segundo terminal virtual e faça o login como “root”. Será aberta uma nova seção para o usuário “root” e você poderá retornar a hora que quiser para o primeiro terminal pressionando ALT+F1.

Bom é isso ae leitores, até a próxima coluna, e fiquem a vontade para tirar dúvidas caso as tenham, utilizando-se os comentários.
Abraços.