Olá! hoje gostaria de falar diretamente com você profissional da qualidade, depois de muitas auditorias, relacionei 5 pérolas dos "erros em auditorias", é claro que alguns profissionais não o reconhecerão ou dirão, eu não deixo isto acontecer, pois bem então deixo este artigo para aqueles que algumas vezes se deparam com estas situações.

1° Nunca deixe para última hora
Sabe aquela atualização de procedimento, manual da qualidade, controle de calibração, atas de reuniões, registros de treinamentos, pois é devem fazer parte do dia a dia de um RD, Gerente e ou supervisor e ou gestor da qualidade, simplesmente pelo fato de serem importantes para rastreabilidade e em suma refletir nos resultados de uma gestão, pois claramente estes, serão cobrados em "AUDITORIAS DE CERTIFICAÇÃO", "AUDITORIAS DE MANUTENÇÃO" entre outras.

2° Pessoal sem treinamento
Pois é, sabe quando se tem o domínio das informações, você acaba esquecendo daquele funcionário que entrou à15 dias atrás, e ele esta sem treinamento ou o mesmo não foi registrado, pois bem, imagina-se que o mesmo, em determinada auditoria venha ser auditado, em questão o mesmo é interpelado com informações sobre seu processo em geral, ai você se dá conta, meu deus, esqueci. é claro que este deve estar treinado e avaliado desde o primeiro dia na empresa, pois esta relacionado a qualidade do produto e serviço.

3° Onde estão os indicadores ?
Indicadores são alma de um sistema da qualidade eficiente, é claro que não existiria analise critica sem eles, e ao menos avaliações de processos e resultados de metas se o mesmo não estive sendo preenchido e ou considerado, pois bem, tome cuidado, inserir números sem falsos , dando a visão ao auditor que esta tudo bem, isso é facilmente detectado através de uma auditoria com foco.

4° Cadê o meu plano de controle ? ele sumiu...
Pois é quando se implanta um plano de controle com padrões de inspeção e medição, se busca manter um processo saudável aos olhos do cliente, pois ele entende que o processo foi avaliado e logo os operadores treinados conforme o plano de controle, isso mesmo, faça uma avaliação de todos os seus documentos, verificando edição, modificações e até mesmo se ele continua no local que foi determinado.

5° Descrições de cargos ? para que...
A descrição de cargos tem uma função simples e básica, dar suporte ao RH referente a competência de um determinado individuo, ou seja, na descrição de cargos esta definido que ele tenha que ser formado em engenharia da produção, porém o mesmo acaba de se forma no ensino médio, acalme-se, pois descreva claramente que sua experiência de 10 anos em empregos anteriores, o qualifica desta observação, porém o RH tem de ter evidencias sobre o mesmo.

Pois bem, é claro que existem inúmeros erros no processo de auditoria, chamados de NC "não conformidade, porém algumas vezes o mesmo é feito, porém em algum momento esquecido. Avaliar e gerar resultados, através de uma analise critica é primordial para o bom funcionamento da gestão da qualidade.