WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdos na web, escrito em PHP e corrido em MySQL, especialmente para a criação de blogs.

Neste tutorial vamos aprender instalar o WORDPRESS em um servidor local. O mesmo serve para um servidor de hospedagem. A principal diferença é que você vai enviar via FTP os arquivos do WORDPRESS, e irá configurar o WORDPRESS de acordo com seu servidor de hospedagem.

Vamos ao tutorial!

O primeiro passo, a saber, é que você deve ter um servidor local instalado em seu computador. Sabendo disso, vamos ao tutorial.

Baixe o WORDPRESS clicando aqui.

Descompacte o arquivo. Copie a pasta WORDPRESS para a pasta do seu servidor local. Geralmente a pasta do servidor local é a pasta WWW.

Agora abra seu navegador, e na barra de endereços digite http://localhost/wordpress/.

Vai aparecer uma opção para você criar um ficheiro de configuração.


Clique em Criar Ficheiro de Configuração.

Próximo passo:


Clique em Vamos Avançar!

Agora vamos preencher o seguintes campos:


Nome da base de dados: nome do banco de dados. Crie um banco de dados no PHPMYADMIN. Se você não sabe ainda como criar um banco de dados, veja um tutorial que criei que ensina como criar um banco de dados. Veja o tutorial criando um banco de dados clicando aqui. http://marcianodias.com/?p=172

Nome do utilizador: nome de usuário do seu banco de dados. Se você estiver usando localmente o servidor, então o nome será ROOT, caso esteja usando em seu servidor de hospedagem, vai ser de acordo com seu servidor de hospedagem.

Password: senha do seu banco de dados. Se você estiver usando localmente, possivelmente não terá senha. Se tiver senha, coloque a senha. Já no servidor de hospedagem, com certeza você terá uma senha.

Servidor de base banco de dados: endereço do servidor do banco de dados. Se estiver usando localmente, o servidor será localhost. Se estiver em um servidor de hospedagem isso poderá variar.

Prefixo da tabela: este é o prefixo que ficaram nas tabelas sql. Não precisa alterar. E se alterar, não terá problemas. Mas recomendo deixar assim mesmo.

Terminando de preencher tudo isso, clique em Submeter.

Próximo passo:
O Próximo passo é instalar.


Clique em Instalar o WordPress!.

Próximo passo:


Título do Blog: digite o titulo do blog.
O seu endereço de e-mail: digite seu email. Em um servidor local não é tão necessário, mas não custa nada colocar.

Depois de preencher os campos, clique em Instalar WordPress.

Próximo passo:
Depois de instalar. Vai ser gerado um nome de usuário e uma senha gerada automaticamente. É recomendável que você guarde essas informações no bloco de notas, pois a senha não é de fácil memorização.

Agora é só clicar em Iniciar Sessão.


Digite seu nome de usuário e sua senha. Em seguida clique em Iniciar Sessão.

Pronto! Agora é só gerenciar seu site de forma fácil.