Linux é ao mesmo tempo um Sistema Operacional e um Núcleo. O Kernel (Núcleo) foi criado em 1991 por Linus Torvalds, hoje em dia o Linux é mantido por desenvolvedores de todo o mundo (desde desenvolvedores individuais até empresas como a IBM, HP, Canonical).

Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença. Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, o sistema Linux passou a ter a colaboração de grandes empresas, como a IBM, Sun Microsystems, Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google, Mandriva e a Canonical.

O Linux adota a GPL - O que significa (Entre outras coisas), que todos podem Utilizá-la, Distribuí-la e modifica-la. O Linux pode ser um ambiente seguro, moderno e principalmente estável para desktops e servidores. Assim que Linus Torvalds disponibilizou o Linux, ele disponibilizava o Kernel (núcleo) junto com alguns utilitários básicos. O usuário tinha que procurar até encontrar os outros programas o que é muito diferente de hoje em dia quando um simples CD de instalação do Ubuntu por exemplo já vem com uma gama de ferramentas.

As distribuições de GNU/Linux começaram a ter maior popularidade a partir da segunda metade da década de 1990, como uma FUGA para os sistemas operacionais Microsoft Windows e Mac OS. O Sistema começou a se popularizar no mercado de servidores (Pela estabilidade, segurança e economia). Hoje em dia, um Sistema Operacional Linux Completo é uma coleção de softwares (Livres ou não) criados por organizações ao redor do mundo tendo o Linux como seu Núcleo.


O kernel Linux


Inicialmente, o kernel Linux foi desenvolvido como um hobby por Linus Torvalds (então um estudante) com o objetivo de desenvolver seu próprio sistema operacional “Unix-like” que rodasse em processadores Intel 80386. Linus chegou a estudar o Minix, um sistema similar de autoria do famoso acadêmico Andrew Tanenbaum, mas não ficou satisfeito com a arquitetura deste (que não era um software livre, inclusive) e resolveu criar o seu próprio sistema. O projeto Linux foi publicamente lançado em 1991 em uma famosa mensagem para a Usenet.


Sistemas de arquivos suportados


O Linux possui suporte de leitura e escrita a vários sistema de arquivos, de diversos sistemas operacionais, além de alguns sistemas nativos. Por isso, quando o Linux é instalado em dual boot com outros sistemas (Windows, por exemplo) ou mesmo funcionando como Live CD, ele poderá ler e escrever nas partições formatadas em FAT e NTFS. Por isto, Live CDs Linux são muito utilizados na manutenção e recuperação de outros sistemas operacionais


Distribuições Linux


Distribuição Linux é um sistema operacional Unix-like incluindo o kernel Linux e outros softwares de aplicação, formando um conjunto. Distribuições (ou “distros”) mantidas por organizações comerciais, como a Red Hat, Ubuntu, SUSE e Mandriva, bem como projetos comunitários como Debian e Gentoo montam e testam seus conjuntos de software antes de disponibilizá-los ao público.

Uma lista das distribuições hoje existentes:
ALT Linux, Arch Linux, Debian, gNewSense 3.0, BrDesktop, BRLix, Damn Small Linux, Freedows, Insigne GNU Linux, Ubuntu, Alinex, Caixa Mágica, Fluxbuntu, gNewSense, Gobuntu, Goobuntu, Jolicloud, Mangaka, Kubuntu, Kubuntu Netbook Remix, SimbiOS, KeeP-OS, Knoppix, Kurumin NG, DreamLinux, Big Linux, gnuLinEx, Resulinux, Rxart, Satux, Skolelinux, SuiteTelecentro, , Linux Educacional 3.0, Linux Mint, Ubuntu Netbook Remix, Ubuntu Studio, Ultimate Edition, Xubuntu, ZeVenOS, Xandros, Foresight Linux, Gentoo, Guaranix, Librix, Litrix Linux, Sabayon Linux, Tutoo, GoboLinux, Linux From Scratch, Neo Dizinha, Puppy Linux, Red Hat Linux, CentOS, Fedora, Ekaaty, Insigne GNU Linux - versão 3, Libertas, Muriqui, Vixta, Mandriva, PCLinuxOS, Yellow Dog Linux, Resulinux, Slackware Linux, GoblinX, Slax, Vector Linux, SuSE, OpenSuSE, SYSTEM AJUS, Hymera.


Como escolher uma distribuição Linux para o Desktop


(PCWORLD) A julgar pelos números de popularidade rastreados tanto pelo site Distriwatch como por um estudo recente da LinuxTrends, o Ubuntu é claramente a “distro” mais popular. Não há como negar que o Ubuntu tem muitos benefícios para os usuários, mas ao mesmo tempo há muitas outras possibilidades, cada qual adicionando seu “tempero” próprio ao Linux.

Habilidade
Se você nunca usou o Linux antes, é melhor ficar com uma distribuição mais adequada aos usuários iniciantes. Esta é uma das principais características do Ubuntu, mas o Fedora, Linux Mint e o openSUSE também podem ser boas escolhas. Eu recomendaria o Ubuntu ou Fedora para um novo usuário.

Foco
Se seu trabalho (ou o de sua empresa) é focado em uma área específica, vale a pena dar uma olhada nas muitas versões “de nicho” do Ubuntu, como a EduBuntu (para educação) e UbuntuStudio (para músicos, artistas gráficos e produtores de vídeo).

Suporte
Cada distribuição tem sua própria comunidade online, que é geralmente o melhor lugar para conseguir ajuda gratuita quando problemas surgem. Antes de escolher uma distro, pode ser uma boa idéia “dar uma olhada” em sua comunidade visitando os fóruns onde os usuários se reúnem. Alguns são mais amigáveis do que os outros.