Quando iniciamos um trabalho no Corel Draw devemos definir a orientação, o tamanho e o estilo do layout da página. O tamanho de uma página no Corel Draw pode ser dado através dos já existentes no programa ou então através de um tamanho personalizado, criado por você. Se algum dos tamanhos predefinidos não atenderem às suas necessidades, não se preocupe, crie o seu próprio tamanho.

A orientação da página pode ser definida como retrato ou paisagem.

Retrato: largura maior que a altura
Paisagem: altura maior que a largura

Qualquer página que for adicionada a um projeto assumirá a orientação ativa, mas você pode definir uma orientação diferente para cada página do desenho.

Para definir o tamanho de uma página e sua orientação, vá até o menu e abra Layout > Configurar Página, e na opção Papel escolha o tipo desejado. Se quiser personalizar o tamanho, basta escolher em Papel a opção Personalizado e digitar os valores nas caixas Largura e Altura.

Para definir a orientação basta marcar uma da opções, Retrato ou Paisagem.



Para definir um tamanho para cada página do seu projeto ou um mesmo tamanho para todas as páginas do projeto, usamos o botão Definir tamanho e orientação para a página padrão ou atual (itens 6 e 7 da imagem abaixo).

Veja na figura abaixo os botões da barra de ferramentas utilizados para fazer a configuração do layout da página.



1) Tipo do papel, predeterminado pelo Corel Draw
2) Largura do papel escolhido na opção tipo
3) Altura do papel escolhido na opção tipo
4) Orientação do papel em Retrato
5) Orientação do papel em Paisagem
6) Define que todas as páginas criadas dentro de um projeto terão as mesmas configurações de layout (tamanho, orientação)
7) Define que cada nova página criada dentro do projeto poderá ter o seu layout diferente das demais, com tamanhos e orientações diferentes.