O Corel Draw é capaz de criar cópias de segurança, de forma automática, dos trabalhos que estão sendo realizados e em caso de erro do sistema, recuperar essas cópias.

Em qualquer momento em que você estiver utilizando o Corel Draw é possível definir um intervalo de tempo para a cópia de segurança automática. Você ainda pode definir o local onde essa cópia de segurança será salva.

A recuperação dos arquivos de segurança criados será feita a partir da pasta em que você os está gravando, assim que reiniciar o Corel Draw. Caso você escolha não recuperar um arquivo, ele será apagado assim que o programa for encerrado de maneira normal.

Siga os passos abaixo para fazer a configuração da cópia de segurança automática.

a) No menu, vá em Ferramentas > Opções;
b) No painel esquerdo da janela que se abrirá, clique sobre Área de Trabalho, abrindo um menu suspenso logo abaixo, e selecione a opção Salvar;
c) No painel do lado direito, marque (ative) a opção Cópia de Segurança a cada: e insira o valor na caixa de listagem Minutos;
d) Na opção Fazer a cópia de segurança sempre em, marque uma das 2 opções:
- Pasta temporária dos usuários: salva o arquivo de cópia de segurança automática na pasta temporária.
- Pasta específica: salva o arquivo de cópia de segurança em uma pasta escolhida pelo usuário.
e) Para concluir clique em OK.



Quando o Corel Draw salva uma cópia de segurança, ele usa a seguinte nomenclatura para o arquivo: cópia_de_segurança_automática_de_nome_do_arquivo.

Para abrir uma cópia de segurança faça o mesmo procedimento como se fosse abrir um arquivo normal, indo no menu Arquivo > Abrir.

Até a próxima aula.