Pelo andar da carruagem, muitas das pessoas que baixaram o novo navegador Chrome do Google ainda não o adotaram  como browser padrão. O gigante de buscas ainda tem uma longa tarefa pela frente com seu navegador, desde adicionar recursos até resolver alguns problemas.

Seja como for, PC World coletou o que imaginamos ser algumas das dicas mais úteis e interessantes para o Chrome.

Atalhos surpreendentemente práticos no teclado


O Google Chrome oferece alguns atalhos singulares que vão além do típico Ctrl + T para abrir novas abas. Clique para ver uma tabela com todos os atalhos do navegador.

CTRL + SHIFT + N abre automaticamente uma janela anônima do Chrome, com a qual é possível navegar sem deixar nenhum rastro de suas ações.

SHIFT + Esc é um atalho rápido para o gerenciador de tarefas do Chrome, que permite que você finalize processos do navegador que estiverem com problemas.

CTRL + SHIFT + T irá abrir as abas recém-fechadas.

Buscas customizadas


Quando você quer realizar uma pesquisa diretamente a partir da barra de endereços do Chrome (conhecida como Omnibox) é só digitar uma pergunta seguida da palavra-chave que vai dizer qual site de pesquisa utilizar.

O mecanismo de busca padrão é o Google. Para mudar a sua preferência clique com o botão direito na barra e selecione Editar mecanismos de pesquisa. Você pode escolher numa lista pré-definida ou indicar algum outro.

Eis como criar seu próprio atalho para buscar o site de sua preferência diretamente a partir da Omnibox do Google Chrome:

1) Clique com o botão direito dentro da barra de endereços e selecione Editar mecanismo de buscas.

2) Mantendo essa caixa de diálogo aberta, acesse o website que você gostaria que fosse o padrão para pesquisas. Para exemplificar, experimente Dictionary.com.

3) Depois que o site carregar, repare que nas configurações da janela Mecanismos de Pesquisa, no campo Outros mecanismos de pesquisa, foi adicionado Dictionary.com.

4) Depois, você pode alterar o palavra-chave por algo que mais curto e fácil de lembrar, como DIC, por exemplo.

Assim, quando você quiser buscar por uma palavra especificamente no Dictionary.com, é só digitar no Omnibox DIC precedido pela palavra a ser buscada.

Todo mundo gosta de um Easter Egg


Um segredo: digite about:internets na barra de endereços e você verá uma homenagem à analogia que o senador note-americano Ted Stevens fez sobre a Internet, comparando-a a uma séries de tubos (só funciona no XP).

Caixas de comentários maiores


As caixas para comentários em texto em websites que solicitam ou permitem resposta e colaboração às vezes são muito pequenas. Com o Chrome, dá para simplesmente clicar no canto de qualquer campo de comentário baseado em web e esticá-lo até o tamanho que você quiser.

Ajude-me a voltar pra casa, por favor


É bem interessante a preocupação detalhista no design do Chrome, que deixou sua interface limpa e sem bagunça. Mas sem um botão que direcione para a página inicial, tudo fica como uma casa sem porta da frente.

Para ter um botão Home no browser, clique no ícone Ferramenta (representado por uma chave de boca), selecione Opções, vá na aba Básicas e marque Mostrar o botão de Página Inicial na barra de ferramentas.

Divirta-se com as abas


As abas de navegação são um recurso incrivelmente útil nos navegadores hoje em dia. O Google gastou um tempinho e as tornou ainda mais útil ao dar mais flexibilidade a elas do que existe no IE ou Firefox.

O Chrome permite que você transforme guias do navegador em janelas isoladas. O inverso também é possível: dá para pegar duas janelas separadas do Chrome e uni-las, criando assim uma janela com duas abas.

Mais privacidade, por favor


Como a questão da privacidade continua importante, as preocupações do Google aumentaram em relação ao Chrome. Algumas informações dão conta de que as sugestões automáticas de texto (presentes na Omnibar) permitem que o Google saiba tudo o que você digita nela até mesmo se não apertar Enter. A CNET recomenda que se desative esse recurso.

Para isso, clique com o botão direito na Omnibar, vá em Editar mecanismos de pesquisa e desmarque a opção Use um serviço de sugestão para ajudar a preencher as pesquisas e os URLs digitados na barra de endereço.

Se desconfiar, fique anônimo


Não tem certeza do que espera por você quando for clicar naquele link? Se quiser garantir a privacidade nesses casos, clique com o botão direito no link e selecione Abrir link em janela anônima.

Barra de ferramanta do Google não roda no Chrome? Não tem problema.


O ex-editor-chefe da PC World/EUA, Harry McCracken ficou lamentando o irônico fato de o Google Chrome não suportar a prática Toolbar do Google no seu website. Esta barra de ferramentas, disponível para IE e Firefox, dá muito versatilidade para o navegador, inclusive um atalho para o Gmail, acesso online para o Google Favoritos, um corretor ortográfico e a funcionalidade de mandar links de URLs por e-mail com alguns cliques.

McCracken explica que ele achou uma forma de criar uma aproximação da Toolbar do Google, usando uma técnica que ele chama de Projeto da barra falsa. Para quem tiver tempo disponível, acesse o site Tecnologizer (em inglês) para saber como colocar uma Fakebar no seu Chrome.

Faça com que o Firefox funcione como o Chrome


Nossa última dica não é focada no Chrome, apenas relacionada a ele. Para aqueles que gostam dos recursos inovadores que o Chrome oferece, mas não estão satisfeitos com alguns bugs, e com questões de segurança e privacidade, existe um truque que pode agradar.

O site LifeHacker oferece uma lista com maneiras de configurar o Firefox de forma que incorpore os recursos mais legais do Chrome. Por exemplo, o site disponibiliza formas de navegar com o Firefox no modo anônimo, destacar domínios na barra de endereços e converter websites em aplicativos.

Fonte: PCWORLD