CADASTRE-SE

Como se recuperar de um Registro corrompido que impede a inicialização do Windows XP

Esse artigo descreve como recuperar o sistema Windows XP que não é inicializado por causa de uma corrupção no Registro. Esse procedimento não garante recuperação completa do sistema para um estado anterior. Mas você deve ser capaz de recuperar os dados ao utilizar esse procedimento.

Jonathan Lamim (@jlamim)

Aviso


Não use o procedimento descrito nesse artigo se o computador possui um sistema operacional OEM instalado. A seção do sistema em instalações OEM cria senhas e contas de usuário que não existiam anteriormente. Se você usar o procedimento descrito nesse artigo, poderá não ser capaz de efetuar o logon novamente no console de recuperação para restaurar as seções originais do Registro.

É possível reparar um Registro corrompido no Windows XP. Os arquivos do Registro corrompidos podem causar diferentes mensagens de erro. Consulte a Base de Dados de Conhecimento da Microsoft em busca de artigos sobre mensagens de erro relacionadas a problemas no Registro.

Esse artigo assume que os métodos normais de recuperação falharam e o acesso ao sistema não está disponível, exceto utilizando o Console de recuperação. Caso um backup de uma ASR (Restauração automatizada do sistema) exista, é o método aconselhável para recuperação. A Microsoft recomenda que você use o backup da ASR antes de tentar o procedimento descrito nesse artigo.

Observação
Certifique-se de substituir todas as cinco seções do Registro. Se você substituir apenas uma ou duas seções, poderá causar problemas graves, uma vez que o software e o hardware podem ter configurações em diversos locais do Registro.

Mais Informações


Ao tentar iniciar ou reiniciar um computador com o Windows XP, uma das seguintes mensagens de erro pode ser exibida:

O Windows XP não pôde iniciar porque o seguinte arquivo está ausente ou corrompido: WINDOWSSYSTEM32CONFIGSYSTEM

O Windows XP não pôde iniciar porque o seguinte arquivo está ausente ou corrompido: WINDOWSSYSTEM32CONFIGSOFTWARE

Stop: c0000218 {Falha de arquivo do Registro} O Registro não pode carregar a seção (arquivo): SystemRootSystem32ConfigSOFTWARE ou seu log ou alternativo.

Erro de sistema: Lsass.exe:

Ao tentar atualizar uma senha o status de retorno indica que o valor fornecido como a senha atual não está correto.

O procedimento que esse artigo descreve usa o Console de recuperação e a Restauração do sistema. Esse artigo também lista todas as etapas necessárias na ordem específica para verificar que o processo foi concluído totalmente. Ao concluir esse procedimento, o sistema deve retornar a um estado bem próximo ao estado em que se encontrava antes do problema ocorrer. Se você nunca executou o NTBackup e completou um estado de backup de sistema, você não precisará seguir os procedimentos nas partes dois e três. Você pode ir para a parte quatro.

Parte um


Na parte um, você inicia o Console de recuperação, cria uma pasta temporária, faz o backup dos arquivos do Registro existentes para um novo local, exclui os arquivos do Registro do local original e copia os arquivos do Registro da pasta de recuperação para a pasta System32Config. Ao concluir esse procedimento, um Registro é criado para que você possa usar para inicializar o Windows XP. Ele foi criado e salvo durante a instalação inicial do Windows XP. Por isso, quaisquer alterações e configurações que ocorreram após o programa de Instalação ter sido concluído são perdidas.

Para concluir a parte um, execute as seguintes etapas:

1. Insira o disco de inicialização do Windows XP na unidade de disquete ou insira o CD-ROM do Windows XP na unidade de CD-ROM e reinicie o computador.
Selecione as opções necessárias para iniciar o computador a partir da unidade de CD-ROM, caso seja solicitado.
2. Quando a tela "Bem-vindo à Instalação" for exibida, pressione R para iniciar o Console de recuperação.
3. Se você tiver um sistema de duas ou diversas inicializações, selecione a instalação desejada para o acesso a partir do Console de recuperação.
4. Digite a senha do administrador, quando for solicitado. Se a senha do administrador estiver em branco, pressione ENTER.
5. No prompt de comando do Console de recuperação, digite as seguintes linhas, pressionando ENTER após digitar cada linha:

md tmp

copy c:windowssystem32configsystem c:windows    mpsystem.bak

copy c:windowssystem32configsoftware c:windows    mpsoftware.bak

copy c:windowssystem32configsam c:windows    mpsam.bak

copy c:windowssystem32configsecurity c:windows    mpsecurity.bak

copy c:windowssystem32configdefault c:windows    mpdefault.bak



delete c:windowssystem32configsystem

delete c:windowssystem32configsoftware

delete c:windowssystem32configsam

delete c:windowssystem32configsecurity

delete c:windowssystem32configdefault



copy c:windows
epairsystem c:windowssystem32configsystem

copy c:windows
epairsoftware c:windowssystem32configsoftware

copy c:windows
epairsam c:windowssystem32configsam

copy c:windows
epairsecurity c:windowssystem32configsecurity

copy c:windows
epairdefault c:windowssystem32configdefault



6. Digite sair para fechar o Console de recuperação. O computador irá reiniciar.

Observação
Esse procedimento assume que o Windows XP está instalado na pasta C:Windows. Certifique-se de alterar C:Windows para a pasta_do_windows apropriada, se for um local diferente.

Se tiver acesso a outro computador, para economizar tempo, você pode copiar o texto na etapa dois e criar um arquivo de texto chamado “Regcopy1.txt” (por exemplo). Para criar esse arquivo, execute o seguinte comando ao iniciar no Console de recuperação:

batch regcopy1.txt

Com o comando em lote no Console de recuperação, é possível processar todos os comandos em um arquivo de texto seqüencialmente. Ao usar o comando em lote, não é necessário digitar manualmente tantos comandos.

Parte dois


Para concluir o procedimento descrito nesta seção, você deve estar conectado como um administrador, ou um usuário administrativo (um usuário que possui conta no Grupo administradores). Se estiver usando um o Windows XP Home Edition, você pode se conectar como um usuário administrativo. Se você se conectar como administrador, você deve, primeiro, iniciar o Windows XP Home Edition no modo de segurança. Para iniciar o computador com o Windows XP Home Edition no modo de segurança, execute as seguintes etapas.

Observação Imprima estas instruções antes de continuar. Você não poderá vê-las instruções após reiniciar o computador no modo de segurança. Caso você use o sistema de arquivos NTFS, imprima também as instruções do artigo KB309531 da Base de Dados de Conhecimento da Microsoft.

1. Clique em Iniciar, em Desligar (ou em Desligar computador), em Reiniciar e em OK (ou em Reiniciar).
2. Pressione a tecla F8.

Em um computador configurado para iniciar diversos sistemas operacionais, você pode pressionar F8 quando vir o menu de Inicialização.

3. Use as teclas de setas para selecionar a opção de modo de segurança apropriada e pressione ENTER.
4. Se você tiver um sistema de inicialização dupla ou múltipla, use as teclas de direção para selecionar a instalação que deseja acessar e pressione ENTER.

Na parte dois, você copia os arquivos do Registro a partir da localização do backup dos arquivos utilizando a Restauração do sistema. Essa pasta não está disponível na Console de recuperação e normalmente não é visível durante o uso normal.

Antes de iniciar esse procedimento, você deve alterar diversas configurações para tornar a pasta visível:

1. Inicie o Windows Explorer.
2. No menu Ferramentas, clique em Opções de pasta.
3. Clique na guia Modo de exibição.
4. Em Pastas e arquivos ocultos, marque a caixa de seleção Mostrar pastas e arquivos ocultos e desmarque a caixa de seleção Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (recomendado).
5. Clique em Sim quando for exibida a caixa de diálogo que pede para confirmar se deseja exibir esses arquivos.
6. Clique duas vezes na unidade em que você instalou o Windows XP para exibir uma lista das pastas. É importante clicar na unidade correta.
7. Abra a pasta Informações de volume do sistema. Essa pasta não está disponível e aparece esmaecida pois ela está configurada como uma pasta superoculta.

Observação
Essa pasta contém uma ou mais pastas _restore {GUID} como, por exemplo, "_restore{87BD3667-3246-476B-923F-F86E30B3E7F8}".

Observação
A seguinte mensagem de erro pode ser exibida:

C:System Volume Information não está acessível. Acesso negado.

8. Abra uma pasta que não foi criada atualmente. Pode ser necessário clicar em Detalhes no menu Exibir para verificar quando elas foram criadas. Podem existir uma ou mais pastas iniciando com RPx sob essa pasta. Esses são os pontos de restauração.

9. Abra uma dessas pastas para localizar uma subpasta Snapshot. O seguinte caminho é um exemplo de um caminho de pasta para a Snapshot:
C:System Volume Information_restore{D86480E3-73EF-47BC-A0EB-A81BE6EE3ED8}RP1Snapshot

10. Na pasta Snapshot, copie os seguintes arquivos para a pasta C:WindowsTmp:
• _REGISTRY_USER_.DEFAULT
• _REGISTRY_MACHINE_SECURITY
• _REGISTRY_MACHINE_SOFTWARE
• _REGISTRY_MACHINE_SYSTEM
• _REGISTRY_MACHINE_SAM

11. Renomeie os arquivos na pasta C:WindowsTmp da seguinte maneira:
• Renomeie _REGISTRY_USER_.DEFAULT para DEFAULT
• Renomeie _REGISTRY_MACHINE_SECURITY para SECURITY
• Renomeie _REGISTRY_MACHINE_SOFTWARE para SOFTWARE
• Renomeie _REGISTRY_MACHINE_SYSTEM para SYSTEM
• Renomeie _REGISTRY_MACHINE_SAM para SAM

Esses arquivos são os arquivos do Registro dos quais foram feitos o backup pela Restauração do sistema. Como você utilizou o arquivo do Registro criado pelo programa de Instalação, esse Registro não sabe que esses pontos de restauração existem e estão disponíveis. Uma nova pasta é criada com um novo GUID em Informações de volume do sistema e um ponto de restauração é criado e inclui uma cópia dos arquivos do Registro que foram copiadas durante a parte um. Por isso, é importante não utilizar a pasta mais atual, especialmente se o carimbo de data e hora na pasta for o mesmo que a data/hora atual.

A configuração atual do sistema não está ciente dos pontos de restauração anteriores. Você deve ter uma cópia anterior do Registro a partir de um ponto de restauração anterior para tornar os pontos de restauração anteriores disponíveis novamente.

Os arquivos do Registro que foram copiados para a pasta Tmp na pasta C:Windows são movidos para certificar-se de que os arquivos estejam disponíveis no Console de recuperação. Você deve utilizar esses arquivos para substituir os arquivos do Registro, atualmente na pasta C:WindowsSystem32Config. Por padrão, o Console de recuperação tem acesso limitado à pasta e não pode copiar os arquivos da pasta de Volume do sistema.

Observação O procedimento descrito nesta seção assume que você está executando o computador com o sistema de arquivos FAT32.

Parte três


Na parte três, exclua os arquivos do Registro existentes e copie os arquivos do Registro de restauração do sistema para a pasta C:WindowsSystem32Config:

1. Inicie o Console de recuperação.

2. No prompt de comando, digite as seguintes linhas, pressionado ENTER após cada uma delas:

del c:windowssystem32configsam



del c:windowssystem32configsecurity



del c:windowssystem32configsoftware



del c:windowssystem32configdefault



del c:windowssystem32configsystem



copy c:windows    mpsoftware c:windowssystem32configsoftware



copy c:windows    mpsystem c:windowssystem32configsystem



copy c:windows    mpsam c:windowssystem32configsam



copy c:windows    mpsecurity c:windowssystem32configsecurity



copy c:windows    mpdefault c:windowssystem32configdefault 



Observação
Algumas dessas linhas de comandos podem estar quebradas para melhor legibilidade.

3. Digite sair para fechar o Console de recuperação. O computador é reiniciado.

Observação
Esse procedimento assume que o Windows XP está instalado na pasta C:Windows. Certifique-se de alterar C:Windows para a pasta_do_windows apropriada, se for um local diferente.

Se tiver acesso a outro computador, para economizar tempo, você pode copiar o texto na etapa dois e criar um arquivo de texto chamado “Regcopy1.txt” (por exemplo).

Parte quatro


1. Clique em Iniciar e em Todos os programas.
2. Clique em Acessórios e em Ferramentas do sistema.
3. Clique em Restauração do sistema e em Restaurar para um ponto de restauração anterior.

Esse artigo foi retirado da base de dados da Microsoft (www.microsoft.com.br)


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