atribuir responsabilidades;
- Identificar atividades fragmentadas por diversos departamentos ou áreas, as quais devem ser reagrupadas;
- Determinar atividades repetitivas sem valor agregado ou que não possuem cliente,as quais devem ser eliminadas;
- Identificar desperdícios, gargalos,burocracia, perdas de tempo, duplicações e repetições, a fim de eliminá-los;
- Identificar tarefas que, mesmo acrescendo valor, podem ser simplificadas;
- Descobrir atividades auxiliares que não fazem parte da missão da empresa e que podem ser terceirizadas com vantagens
operacionais de qualidade e custo.
CONCEITO INTUITIVO DE PROCESSO
Isto implica em três coisas:
1 - O que será transformado: ENTRADA (inputs);
2 - A transformação em si: PROCESSO;
3 - O resultado da transformação: SAÍDA (outputs).
Portanto:
PROCESSO é qualquer atividade que recebe uma entrada (input),agregando-lhe valor e gerando uma saída (output) para um cliente interno ou externo.
Os processos fazem uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos.
CONCEITO GERENCIAMENTO DE PROCESSO
É o conjunto de pessoas, equipamentos, informações, energia, procedimentos e materiais relacionados por meio de atividades para produzir resultados específicos, baseados nas necessidades e desejos dos clientes.
SUB DIVISÕES DO PROCESSO
Macro-Processos:
Unidades de Negócios, filiais, etc...
Processos:
Oferta, Engenharia, Administração de Contrato, etc...
Sub-Processos:
Recebimento do Pedido, Análise do Contrato, etc...
MISSÃO DO PROCESSO
A aplicação do gerenciamento do processo exige uma precisa identificação de “para que” e “porque” o processo existe.
Os objetivos/missão dos processos devem estar alinhados com a missão/objetivos da organização e deve existir complementaridade entre eles.
ESTRUTURA DA MISSÃO DO PROCESSO
Modo de Ação (fazer)
+
Complemento (O quê e/ou quem)
+
Busca de diferencial colocado como desafio necessário à satisfação do cliente (de que modo)
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