OBJETIVOS

atribuir responsabilidades;

- Identificar atividades fragmentadas por diversos departamentos ou áreas,  as quais devem ser reagrupadas;

- Determinar atividades repetitivas sem valor agregado ou que não possuem cliente,as quais devem ser eliminadas;
  
- Identificar desperdícios, gargalos,burocracia, perdas de tempo, duplicações e repetições, a fim de eliminá-los;

- Identificar tarefas que, mesmo acrescendo valor, podem ser simplificadas;

- Descobrir atividades auxiliares que não fazem parte da missão da empresa e que podem ser terceirizadas com vantagens
operacionais de qualidade e custo.

CONCEITO INTUITIVO DE PROCESSO

Isto implica em três coisas:

1 - O que será transformado: ENTRADA (inputs);

2 - A transformação em si: PROCESSO;

3 - O resultado da transformação: SAÍDA (outputs).

Portanto:

PROCESSO é qualquer atividade que recebe uma entrada (input),agregando-lhe valor e gerando uma saída (output) para um cliente interno ou externo.

Os processos fazem uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos.

CONCEITO GERENCIAMENTO DE PROCESSO

É o conjunto de pessoas, equipamentos, informações, energia, procedimentos e materiais relacionados por meio de atividades para produzir resultados específicos, baseados nas necessidades  e desejos dos clientes.

SUB DIVISÕES DO PROCESSO

Macro-Processos:
Unidades de Negócios, filiais, etc...

Processos:
Oferta, Engenharia, Administração de Contrato, etc...

Sub-Processos:
Recebimento do Pedido, Análise do Contrato, etc...

MISSÃO  DO PROCESSO

A aplicação do gerenciamento do processo exige uma precisa identificação de “para que” e “porque” o processo existe.

Os objetivos/missão dos processos devem estar alinhados com a missão/objetivos da organização e deve existir complementaridade entre eles.

ESTRUTURA DA MISSÃO  DO PROCESSO

Modo de Ação (fazer)
+
Complemento (O quê e/ou quem)
+
Busca de diferencial colocado como desafio necessário à satisfação do cliente (de que modo)